[Fechar]

Últimas notícias

Ministério Público do Paraná denuncia mais 21 pessoas em nova ação da Publicano

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou mais 21 pessoas na Operação Publicano, que investiga um esquema de corrupção dentro da Receita Estadual do Paraná. Os alvos deste novo processo são 18 auditores fiscais e três empresários.
Essa denúncia apura cobrança de propina e sonegação de impostos envolvendo empresas dos setores de plásticos e brinquedos. Esta é a 17ª ação de improbidade administrativa da Publicano, que são ações que pedem aplicação de multas, demissões e tentam recuperar parte do dinheiro supostamente desviado.
A Publicano
A Operação Publicano foi deflagrada em março de 2015 e, desde então, foram feitas dezenas de prisões, depoimentos e acordos de delação premiada. As investigações sobre o caso começaram ainda em 2014.
De acordo com as investigações, o esquema funcionava da seguinte forma: os auditores fiscais não faziam as fiscalizações corretamente e não autuavam os sonegadores. Depois, a quadrilha cobrava propina dos empresários para anular débitos e reduzir, por meio de fraudes, o valor dos impostos.
Em dezembro de 2016, a Justiça condenou 42 réus na primeira sentença da operação.
A segunda sentença da Publicano, de 28 de março, condenou dois ex-auditores da receita a 10 anos de prisão por corrupção passiva tributária.
Balanço
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) informou que o valor dos autos de infração aplicados em empresas envolvidas na Operação Publicano, que apura um esquema de corrupção na Receita Estadual do Paraná, já passa dos R$ 2 bilhões.

FONTE - G1 PARANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2