Ministério Público do Paraná denuncia mais 21 pessoas em nova ação da Publicano



O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou mais 21 pessoas na Operação Publicano, que investiga um esquema de corrupção dentro da Receita Estadual do Paraná. Os alvos deste novo processo são 18 auditores fiscais e três empresários.
Essa denúncia apura cobrança de propina e sonegação de impostos envolvendo empresas dos setores de plásticos e brinquedos. Esta é a 17ª ação de improbidade administrativa da Publicano, que são ações que pedem aplicação de multas, demissões e tentam recuperar parte do dinheiro supostamente desviado.
A Publicano
A Operação Publicano foi deflagrada em março de 2015 e, desde então, foram feitas dezenas de prisões, depoimentos e acordos de delação premiada. As investigações sobre o caso começaram ainda em 2014.
De acordo com as investigações, o esquema funcionava da seguinte forma: os auditores fiscais não faziam as fiscalizações corretamente e não autuavam os sonegadores. Depois, a quadrilha cobrava propina dos empresários para anular débitos e reduzir, por meio de fraudes, o valor dos impostos.
Em dezembro de 2016, a Justiça condenou 42 réus na primeira sentença da operação.
A segunda sentença da Publicano, de 28 de março, condenou dois ex-auditores da receita a 10 anos de prisão por corrupção passiva tributária.
Balanço
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) informou que o valor dos autos de infração aplicados em empresas envolvidas na Operação Publicano, que apura um esquema de corrupção na Receita Estadual do Paraná, já passa dos R$ 2 bilhões.

FONTE - G1 PARANA
Ministério Público do Paraná denuncia mais 21 pessoas em nova ação da Publicano Ministério Público do Paraná denuncia mais 21 pessoas em nova ação da Publicano Revisado por Blog do Chaguinhas on 10:06:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios