(13-06-2017)INSEGURANÇA - Três escolas municipais são invadidas em Londrina



Portas das salas foram arrombadas e ladrões também reviraram os armários; centro de educação localizado próximo à Rodoviária atende 175 crianças


Pela sétima vez neste ano, o Centro Municipal de Educação Infantil Water Okano, na Vila Ziober (centro de Londrina), foi alvo de ladrões. Na madrugada desta segunda-feira (12), a instituição foi invadida, as portas de quatro salas foram arrombadas e aparelhos eletrônicos foram furtados. Os criminosos também reviraram armários onde estavam guardados materiais pedagógicos e urinaram no chão. "Já foram vários arrombamentos, mas a gente não se acostuma. A gente cuida com muito carinho e é triste chegar e ver essa situação", disse Camila Tonon, que dirige a unidade há três anos e nesse período contabiliza mais de 15 furtos. A creche atende 175 crianças de zero a quatro anos. Além do CMEI, outras duas escolas municipais foram invadidas no final de semana.

Na creche, nesta segunda-feira, os ladrões levaram três aparelhos de DVD, um televisor, um ventilador e um micro system, causando um prejuízo calculado em pelo menos R$ 2 mil. O CMEI não tem vigilantes e a segurança é feita por câmeras de monitoramento 24 horas. Foi assim que a Guarda Municipal percebeu o arrombamento e enviou uma equipe ao local. Um homem foi preso, mas com ele não foi encontrado nenhum equipamento, o que reforça a suspeita dos funcionários da creche de que ele não agia sozinho.


"Quando a gente pensa que vai poder comprar brinquedos, acontece o furto e tem que repor o material furtado", lamenta a diretora Camila Tonon


Nas outras ocorrências, segundo a diretora, foram furtados computadores, dois fornos de micro-ondas, mais de 80 quilos de carne e mais de 80 latas de leite, alimentos que seriam usados na merenda das crianças. "Os itens da merenda são repostos quase que imediatamente pela Secretaria Municipal de Educação, mas os equipamentos a gente tem que fazer festas e promoções para arrecadar dinheiro. Neste final de semana tivemos festa junina. Quando a gente pensa que vai poder comprar brinquedos para as crianças, aí acontece o furto e a gente tem que repor o material furtado", lamenta a diretora do CMEI.

A unidade fica ao lado do Terminal Rodoviário, um local ermo sem residências nas proximidades. "A gente não tem vizinho para cuidar, nosso muro é baixo e tem mocós aqui perto", relatou Tonon. "Acredito que a secretaria (de Educação) faz o que pode, mas esse não é um problema da Educação, é um problema social e precisa de ações articuladas da assistência social, saúde, educação e segurança", avaliou a diretora da creche.

A Secretaria Municipal de Educação prepara um levantamento das ocorrências nas escolas e creches municipais de Londrina. A secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes adiantou que nos primeiros cem dias de governo mais de 50 casos de furto e vandalismo foram registrados. Segundo matéria publicada pela FOLHA em março deste ano, 44 ocorrências haviam sido computadas apenas nas escolas municipais. A secretária informou que desde março outros 20 casos aconteceram.
Simoni Saris
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
(13-06-2017)INSEGURANÇA - Três escolas municipais são invadidas em Londrina (13-06-2017)INSEGURANÇA - Três escolas municipais são invadidas em Londrina  Revisado por Blog do Chaguinhas on 08:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios