[Fechar]

Últimas notícias

TRABALHO COM CAFEICULTORAS DO NORTE PIONEIRO SERÁ MOSTRADO NO MÉXICO

Durante Feira Latino-americana em Puebla

Mais de 300 mulheres cafeicultoras, além de autoridades, participaram, recentemente, do 5º Encontro Regional das Mulheres do Café, em Ibaiti. A reunião das produtoras foi promovida pelo Sub Capítulo Norte Pioneiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café e pelo Instituto Emater. O trabalho com as produtoras paranaenses vem mudando a realidade das mulheres e será mostrado aos participantes da Feira Latino-americana do Café, de 3 a 5 de agosto, durante a 5ª Convenção da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), em Puebla, México.
A feira reúne diversos segmentos da cafeicultura como produtores, pesquisa, indústrias e compradores de café.
O encontro em Ibaiti fez parte das metodologias utilizadas no Projeto Mulheres do Café, idealizado, coordenado e desenvolvido pelo Instituto Emater, desde 2013, em 12 municípios. Em cada localidade foi organizado um grupo de mulheres cafeicultoras, em parceria com a Aliança Internacional das Mulheres do Café, Fetaep, Senar, Cresol Ibaiti, Olam Coffee, e prefeituras, além de outros apoiadores.
Para os coordenadores do projeto, já é possível verificar alguns avanços importantes para as produtoras, como a capacitação para a produção de café de qualidade, a formação de grupos organizados com o objetivo de melhorar o sistema de produção e aumento da renda das famílias. “Ainda temos o desafio de melhorar o processo de gestão das propriedades, bem como a organização para que as produtoras tenham acesso a diferentes mercados e comercializem o café a um preço mais justo”, destacou Cíntia Mara Lopes de Sousa, extensionista que acompanha as produtoras.
Esses e outros aspectos devem ser apresentados por Luciana Soares de Morais, do Instituto Emater de Ibaiti, aos participantes da Convenção da IWCA no painel que mostra quem são e onde estão trabalhando as mulheres do café no mundo.
FONTE - NP DIARIO

Nenhum comentário

UA-102978914-2