[Fechar]

Últimas notícias

(06-07-2017)Pátios de Ibiporã lotados de veículos

Ibiporã - Pátios da Delegacia e da 3ª Companhia Polícia Militar (PM) de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) são depósitos de veículos apreendidos. São quase 300, entre carros, utilitários e motocicletas. Além de comprometer o trabalho, a realidade coloca em risco a saúde de agentes de segurança, moradores da região e presos, que superlotam a carceragem da Polícia Civil. Por causa da falta de espaço, policiais e agentes de saúde já não conseguem se aproximar de alguns veículos. Eles abrigam animais e acumulam água parada, perfeitos para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre chikungunya, entre outras doenças.

A situação mais grave é da PM, onde o pátio é ocupado por aproximadamente 60 carros (e utilitários) e 80 motocicletas. Como o local não possui cobertura, os veículos ficam expostos ao tempo e se deterioram. Segundo um policial, muitos veículos são levados para o local após serem apreendidos em blitze, bloqueios judiciais e pendências no Detran (Departamento de Trânsito do Paraná).

Já na delegacia são aproximadamente 40 carros amontoados e pelo menos 100 motocicletas. "Há pouco espaço em nosso pátio, que abriga carros e motos desde 2009. Alguns ligados a procedimentos no Fórum de Ibiporã, aguardando decisões judiciais. É uma situação que foge ao nosso controle, envolve o executivo e o judiciário", relata o delegado Vitor Dutra de Oliveira, informando que a polícia foi intimada pela Justiça a retirar os veículos. "Por causa da falta de funcionários, motocicletas e carros não foi possível catalogá-los corretamente ao longo dos anos e ainda não temos condições de atender ao ato judicial. Nossos agentes levarão meses para catalogar tudo", adianta o delegado. "Esses veículos deveriam estar em barracões apropriados e não em pátios de delegacias", acrescenta.

O chefe de secretaria da Vara Criminal de Ibiporã, Rangel de Oliveira, explica que a intimação foi entregue ao delegado do município em 2015 e determina que o mesmo faça a destinação correta dos veículos. "Na Polícia Militar, os veículos são encaminhados para o pátio após infrações administrativas. No caso da Polícia Civil, o juiz tem o interesse devido aos processos criminais gerados. Sabemos da carência de servidores que vive a Polícia Civil, porém a intimação foi enviada em 2015 e o prazo se exauriu ao fim da semana passada."

Paulo Monteiro/Grupo Folha
Paulo Monteiro/Grupo Folha


LEILÃO 
A assessoria de comunicação da Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná) informa que deve organizar um leilão de veículos em Londrina. Boa parte dos veículos de Ibiporã será usada no evento. O leilão deve ocorrer nas próximas semanas, a assessoria não confirma a data e nem mesmo a quantidade de veículos oferecidos para lances.

Ainda segundo a assessoria, os veículos que ocupam os pátios estão atrelados a inquéritos policiais e processos judiciais. "Há casos em que a própria Justiça encaminha o veículo para ser usado por forças policiais, evitando que o bem móvel se deteriore nas delegacias", divulga a Sesp.
Paulo Monteiro
Grupo FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2