Trabalho de Cordoni foi essencial no avanço da saúde, destaca Turini



Deputado estadual lamentou a morte do médico e professor da UEL em pronunciamento na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Tercilio Turini apresentou voto de pesar e fez pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná lamentando a morte do médico e professor Luiz Cordoni Junior, ocorrida nesta quarta-feira em Londrina. Ele lembrou que ambos trabalharam juntos na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e destacou a relevância da atuação de Cordoni na reforma sanitária do País e na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), na década de 1980.
“Profissional competente, teve importante participação na instituição do modelo descentralizado de saúde no Brasil, com estudos, análises e aplicação prática de políticas públicas que modernizaram os serviços de saúde coletiva e ampliaram o atendimento à população”, ressaltou Tercilio Turini no voto de pesar.

O deputado disse que Cordoni desenvolveu uma brilhante vida acadêmica e, com sua experiência e embasamento teórico, “contribuiu bastante na implantação de inovações no ensino de Medicina, buscando a formação mais humanizada de médicos”.

Para Turini, uma das maiores colaborações do médico foi na criação do Sistema Único de Saúde, o SUS, “que foi um marco na facilitação do acesso da população aos serviços de saúde”. Recordou ainda a atuação política de Luiz Cordoni Junior, sempre destacada e em defesa da liberdade, dos direitos individuais e de justiça social.

Cordoni foi dirigente de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais ligadas à saúde, ocupou importantes cargos no Ministério da Saúde e outros órgãos públicos e foi secretário de Saúde do Estado do Paraná na gestão do então governador José Richa.

“A morte do amigo e companheiro de muitas lutas é uma perda imensa para a saúde. O médico, professor e conceituado formulador deixa como legado o grande serviço que prestou ao Brasil e à população, na defesa de um modelo inclusivo e de atendimento universalizado e humanizado de saúde. Nossas condolências aos familiares”, declarou Tercilio Turini.
Trabalho de Cordoni foi essencial no avanço da saúde, destaca Turini Trabalho de Cordoni foi essencial  no avanço da saúde, destaca Turini Revisado por Blog do Chaguinhas on 09:34:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios