[Fechar]

Últimas notícias

Bombeiros treinados para situações de desastres

As técnicas seguiram doutrinas mundiais para atendimento de desastres


Santo Antônio da Platina - Vinte e seis militares do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina concluíram na semana passada os treinamentos de capacitação para resposta em situações de desastres em áreas de buscas e resgate em estruturas colapsadas. As instruções aconteceram entre os dias 18 e 22 de setembro na Fazenda Nelore Beka, em Santo Antônio da Platina.

O curso foi composto por aulas teórico-práticas, ministradas pelo tenente Dhieyson Weslen Budernik, com o apoio dos comandantes do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, tenentes Jefferson Gregório e Angelino José de Siqueira.

Durante o treinamento foram desenvolvidas atividades abrangendo ações de busca e resgate de vítimas presas em escombros (estruturas colapsadas), decorrentes de fenômenos naturais como: terremoto, tsunami, vendaval, furacão e alagamento. As técnicas seguiram doutrinas mundiais para atendimento de desastres, estudadas por entidades internacionais e aplicadas nas mais renomadas corporações.

Participaram do treinamento bombeiros lotados nas unidades subordinadas ao 3º Grupamento de Bombeiros, dos quais 10 militares irão compor o Regime de Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD), juntamente com o quadro de trabalho das forças-tarefa padronizado para o Estado. Os demais soldados irão atuar como representantes nas respectivas unidades destacadas do 3º Grupamento de Bombeiros, para oferecer o primeiro atendimento em sua área de atuação até a chegada da FTRD.

Salvamento em águas rápidas
Nesta semana, os bombeiros militares passam por treinamentos de salvamento em águas rápidas para atuar em situações de enchentes, alagamentos ou inundações em todo o Estado do Paraná. As instruções estão sendo aplicadas no Parque da Corredeira, em Tomazina.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2