[Fechar]

Últimas notícias

Inmet alerta para tempestade com grau de perigo e granizo no Paraná



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de tempestade que pode atingir Curitiba nas próximas horas desta quinta-feira (28). Segundo o órgão, o alerta é de nível laranja, o que significa que pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e até mesmo chuva de granizo, que já chegou a Ponta Grossa no início da tarde.

De acordo com o Inmet, as chuvas podem chegar a um volume entre 30 e 60 mm/h, e os ventos, intensos, devem ter velocidade entre 60 e 100 Km/h.

Segundo Tarcízio da Costa, meteorologista do Simepar, no sistema da entidade ainda não foi verificada a probabilidade de granizo para Curitiba. Esse aviso, porém, pode ficar disponível apenas meia hora antes da situação, como foi o caso de Ponta Grossa. A cidade dos Campos Gerais registrou diversos estragos por causa do fenômeno, incluindo alagamentos, queda de árvores e suspensão de atividades em Centro de Atenção à Saúde (CAS).

Além da intensidade da tempestade, é preciso ficar atento à possibilidade de chuva ácida. O alerta foi emitido pela Defesa Civil na terça-feira (26), e diz respeito a uma precipitação com grau de acidez pouco mais alto do que o comum, mas ainda assim incapaz de causar problemas. Isso acontece por causa do tempo seco, que deixa os gases poluentes concentrados na atmosfera, fazendo com que o nível de acidez aumente.

Só que essa combinação não é motivo para preocupação, já que não vai cair granizo ácido na capital. De acordo com o meteorologista do Simepar, o nível de acidez seria muito baixo para gerar qualquer complicação.

Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário

UA-102978914-2