[Fechar]

Últimas notícias

(23-09-2017)Maringá está unida em defesa da UEM e demais universidades estaduais, diz Dep Turini


Mais uma movimentada e prestigiada audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais, hoje (dia 22) de manhã em Maringá. Centenas de professores, estudantes e funcionários da UEM lotaram o plenário da Câmara Municipal, demonstrando a mobilização da comunidade universitária e união das lideranças políticas regionais na resistência às investidas do governo do Estado contra a autonomia e pelo enfraquecimento do ensino superior público no Paraná.
O deputado estadual Tercilio Turini, presidente da Frente Parlamentar, ressaltou a importância de envolver toda sociedade no movimento. “As universidades estaduais são um dos principais patrimônios do Paraná, mas infelizmente não recebem o tratamento que merecem. No momento, vivem a pior crise de sua história porque o governo do Estado, que deveria proteger, amparar e defender, prefere atacar para tentar colocar a população contra as universidades”, afirmou.

“Há uma clara disposição de provocar o desmonte das sete universidades estaduais, com a limitação da autonomia universitária e o controle administrativo, financeiro e inclusive de diretrizes acadêmicas. Até na produção científica e pesquisas o governo quer interferir, além de reduzir investimento, bloquear recursos de custeio e não permitir a reposição de professores e agentes universitários”, acrescentou.

A Frente Parlamentar já realizou audiências em Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa. Em Maringá, participaram os deputados estaduais Evandro Araújo, Requião Filho e Tadeu Veneri, o prefeito Ulisses Maia, o deputado federal Enio Verri, vereadores, representantes da OAB e outras entidades, o reitor Mauro Baesso, dirigentes sindicais e dezenas de lideranças da comunidade.

As próximas reuniões públicas devem ser programadas para Londrina, Guarapuava e no Norte Pioneiro.

Nenhum comentário

UA-102978914-2