Movimento pelo Contorno Norte avança. Econorte está concluindo os projetos, diz Turini



O movimento pela construção do Contorno Norte avançou um pouco mais com a reunião de ontem (dia 14), quando representantes da concessionária Econorte apresentaram o novo traçado do ramal rodoviário e o projeto de um dos trechos. É a avaliação do deputado estadual Tercilio Turini, que participou do encontro com empresários da Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé (AEPIC) e representantes das prefeituras de Londrina, Cambé e Rolândia.

O Contorno Norte deve ter aproximadamente 33 quilômetros de extensão, tudo em pista dupla, com diversos viadutos, trincheiras e entroncamentos. Vai ligar desde o contorno de Ibiporã até a BR 369, na divisa de Cambé com Rolândia, passando pela região Norte de Londrina acima do Ribeirão Jacutinga. É uma obra que contribuirá para o desenvolvimento regional com integração dos municípios, a abertura de novas áreas de expansão e a retirada do fluxo de veículos do perímetro urbano.

A ideia é dividir o Contorno Norte em três segmentos: Lote 1 - de Ibiporã até a PR 545, na altura do Aeroporto 14 Bis, na Warta, com 11,4 quilômetros; Lote 2 – da PR 545 até a PR 445, próximo ao chamado trevo da Volvo, com 8,5 KM; e Lote 3 – da PR 445 até a BR 369, na divisa de Cambé com Rolândia, com 13 KM.

A Econorte já concluiu todo o projeto do Lote 3 e deve protocolá-lo no DER nos próximos dias. Os projetos dos outros dois lotes estão em execução e o cronograma de finalização e entrega vai ser anunciado numa próxima reunião programada para o dia 29 deste mês. A empresa GETEC Engenharia está fazendo os projetos, contratada pela Econorte.

Representantes do governo do Estado informaram na reunião de ontem que R$ 200 milhões já estariam assegurados para iniciar a obra do Contorno Norte. Ainda não foi definido qual o primeiro lote a ser executado. Quando o DER estiver com os três projetos, poderá iniciar a licitação para a obra.

“Apesar de vermos que a discussão evoluiu, precisamos seguir com o movimento e continuar cobrando pelo início da obra o mais rápido possível. Temos que garantir a licitação do primeiro lote ainda neste ano e incluir recursos para mais um lote no orçamento do Estado para 2018. Vamos acompanhar de perto todo o andamento para assegurar a construção do Contorno Norte”, afirma Tercilio Turini.
Movimento pelo Contorno Norte avança. Econorte está concluindo os projetos, diz Turini Movimento pelo Contorno Norte avança. Econorte está concluindo os projetos, diz Turini Revisado por Blog do Chaguinhas on 17:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios