Últimas notícias

Movimento pelo Contorno Norte avança. Econorte está concluindo os projetos, diz Turini

O movimento pela construção do Contorno Norte avançou um pouco mais com a reunião de ontem (dia 14), quando representantes da concessionária Econorte apresentaram o novo traçado do ramal rodoviário e o projeto de um dos trechos. É a avaliação do deputado estadual Tercilio Turini, que participou do encontro com empresários da Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé (AEPIC) e representantes das prefeituras de Londrina, Cambé e Rolândia.

O Contorno Norte deve ter aproximadamente 33 quilômetros de extensão, tudo em pista dupla, com diversos viadutos, trincheiras e entroncamentos. Vai ligar desde o contorno de Ibiporã até a BR 369, na divisa de Cambé com Rolândia, passando pela região Norte de Londrina acima do Ribeirão Jacutinga. É uma obra que contribuirá para o desenvolvimento regional com integração dos municípios, a abertura de novas áreas de expansão e a retirada do fluxo de veículos do perímetro urbano.

A ideia é dividir o Contorno Norte em três segmentos: Lote 1 - de Ibiporã até a PR 545, na altura do Aeroporto 14 Bis, na Warta, com 11,4 quilômetros; Lote 2 – da PR 545 até a PR 445, próximo ao chamado trevo da Volvo, com 8,5 KM; e Lote 3 – da PR 445 até a BR 369, na divisa de Cambé com Rolândia, com 13 KM.

A Econorte já concluiu todo o projeto do Lote 3 e deve protocolá-lo no DER nos próximos dias. Os projetos dos outros dois lotes estão em execução e o cronograma de finalização e entrega vai ser anunciado numa próxima reunião programada para o dia 29 deste mês. A empresa GETEC Engenharia está fazendo os projetos, contratada pela Econorte.

Representantes do governo do Estado informaram na reunião de ontem que R$ 200 milhões já estariam assegurados para iniciar a obra do Contorno Norte. Ainda não foi definido qual o primeiro lote a ser executado. Quando o DER estiver com os três projetos, poderá iniciar a licitação para a obra.

“Apesar de vermos que a discussão evoluiu, precisamos seguir com o movimento e continuar cobrando pelo início da obra o mais rápido possível. Temos que garantir a licitação do primeiro lote ainda neste ano e incluir recursos para mais um lote no orçamento do Estado para 2018. Vamos acompanhar de perto todo o andamento para assegurar a construção do Contorno Norte”, afirma Tercilio Turini.

Nenhum comentário