(02-10-2017)Ampliar investimentos no SUS é o grande desafio para governantes, diz Dep Turini



O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma importante conquista para atendimento à população, principalmente a que mais necessita, e precisa ser mais valorizado com ampliação dos investimentos pelo governo federal. Os próximos governantes, que serão eleitos daqui um ano, devem priorizar o aumento de recursos para o SUS ou muitos prestadores de serviços deixarão de socorrer as pessoas porque os valores repassados não cobrem as despesas dos procedimentos.

É o alerta do deputado estadual Tercilio Turini, ao repercutir em pronunciamento na sessão de hoje da Assembleia Legislativa do Paraná a manchete da edição desta segunda-feira do jornal Folha de Londrina, que noticia: “Falta de recursos e defasagem na tabela do SUS desafiam hospitais”. Para Turini, se não houver maior clareza e determinação em aumentar os investimentos no SUS a rede de saúde pode entrar em colapso.

O deputado destacou que atualmente as Santas Casas, hospitais filantrópicos e particulares são responsáveis por 70% das internações pelo SUS, ficando a rede pública com 30%. “A tabela de procedimentos teve correção abaixo da inflação nos últimos anos, está completamente defasada. Médicos de diversas especialidades já deixaram de atender pelo SUS porque os valores pagos são irrisórios. Se o governo federal não atentar para o problema, muitos hospitais vão suspender o atendimento pelo SUS”, ressaltou.

Para Tercilio Turini, o fortalecimento do SUS é o ponto chave no sistema público de saúde do Brasil. “Presidente da República e governadores precisam encarar o desafio de garantir mais investimento no SUS, ou a população vai sofrer ainda mais sem a assistência de saúde”, afirmou o deputado estadual.
(02-10-2017)Ampliar investimentos no SUS é o grande desafio para governantes, diz Dep Turini (02-10-2017)Ampliar investimentos no SUS é o grande desafio para governantes, diz Dep Turini Revisado por Blog do Chaguinhas on 17:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios