[Fechar]

Últimas notícias

(23-10-2017)JOJUP'S LONDRINA - Quatro recordes no atletismo

A equipe londrinense do 4x400 metros misto fechou a competição também com quebra de recorde com 3 minutos e 45 segundos


Nem a chuva foi capaz de atrapar o brilhantismo das provas disputadas na pista de atletismo da UEL (Universidade Estadual de Londrina), neste final de semana, durante as disputas dos 30º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's). Quatro recordes paranaenses foram batidos no local recém-inaugurado. Alana das Neves Maranhão, de Paranavaí, venceu a prova do lançamento de dardo com a marca de 46,41 metros. Já Nicholas Marques de Oliveira, de Campo Mourão, venceu os 100 metros rasos, com tempo de 10s69 e os 200 metros com 22s12. A equipe londrinense do 4x400 metros misto fechou a competição também com quebra de recorde com 3 minutos e 45 segundos.

Os quatro atletas do revezamento de Londrina também foram destaques individuais nas suas provas. Pedro Luiz Tambolim de Souza venceu as provas de 800 e 1.500 metros; Pedro Henrique Dalegrama ficou com o terceiro em duas provas nos 400 e 800 metros. As atletas do feminino responsáveis pela medalha e recorde no revezamento também ajudaram a equipe a terminar o torneio em primeiro lugar da classificação geral. Pamela Camila Dias ficou com o ouro nos 800 metros e prata nos 400 metros. Já Sthefanie Maria de Brito foi destaque em provas mais longas com primeiro lugar nos 3.000 metros e nos 2.000 com obstáculo. As meninas da casa também formaram pódio triplo no arremesso de peso como Rafaela Isabel, Gabriele Tobias e Larissa Lima. Ao todo, foram 15 medalhas no feminino.

No masculino, Londrina perdeu para Colombo e conquistou o segundo lugar geral, subindo nove vezes ao pódio. Segundo o coordenador do projeto Londrina Caixa de atletismo, Gilberto Miranda, a equipe atingiu as expectativas almejadas para competição. "O esporte é tudo na vida desses adolescentes. Por ser um esporte acessível, tem feito transformações sociais incríveis. Temos atletas revelados que competem no adulto e muitos dos que competiram aqui tem grande potencial", destacou Miranda. Para Pedro Luiz, as vitórias não foram surpresas. "Eu tinha grande expectativa de ganhar sim por conta dos tempos que estava fazendo nos treinos", lembrou o atleta que sonha com a participação em um campeonato mundial.

O projeto de formação de atletas exista há 17 anos na cidade e atende cerca de mil crianças e adolescentes em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com patrocínio da Caixa. O time londrinense estava treinando na pista do Estádio do Café, mas com a reforma da pista de atletismo UEL, eles voltarão a treinar no local.

SONHO OLÍMPICO 
O atleta de Campo Mourão, responsável por duas quebras de recorde nas duas provas mais populares da modalidade, é bicampeão dos jogos nas provas dos 100 e 200 metros. No Jojup's, a marca de 11s foi atingida em 1991 por um atleta de Apucarana e repetida em 2012 por um estudante de São José dos Pinhais, ou seja, com 10s69, Nicholas foi o primeiro a atleta a baixar da casa dos 11 segundos na prova mais veloz do atletismo. "Fiquei surpreso porque eu esperava as medalhas, mas não contava com a quebra dos recordes", disse o estudante de 17 anos que sonha em ser atleta olímpico. Antes do sonhado futuro,- o atleta que é de Cambará, mas treina em Campo Mourão -, se prepara para a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude que serão disputados em Brasília.
Guilherme Marconi
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2