[Fechar]

Últimas notícias

Detran alerta para golpes na internet

O Detran (Departamento de Trânsito) do Paraná está alertando a população sobre golpes que vêm sendo aplicados por meio das redes sociais utilizando o nome do órgão ou de funcionários. Na ação, estelionatários oferecem facilidades para regularizar ou conquistar a CNH (carteira nacional de habilitação). Nos anúncios, divulgados principalmente no Facebook, são prometidos a retirada de pontuação, eliminação de processos de suspensão ou cassação do direito de dirigir, além da venda do documento. Tudo burlando procedimentos e mediante o pagamento de dinheiro.

Em Londrina, o Detran começou a receber informações sobre golpes deste tipo há cerca de dois meses. "O Detran não faz este contato e jamais fez. Os serviços que oferecemos, e que podemos fazer, estão disponíveis no nosso site. Não tem como 'pular' um procedimento, por exemplo, quando se perde a carteira de habilitação, pois tudo acontece dentro de um padrão próprio", explicou Antenor Ribeiro, diretor do órgão na cidade. "Também não mandamos mensagens para e-mails particulares", acrescentou.

Um dos casos mais graves aconteceu com um casal, que comprou um suposto carro de leilão no valor de R$ 5 mil dos golpistas. Eles teriam combinado de retirar o veículo no pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), na zona leste de Londrina. Ao chegar no local, porém, não encontraram nada. "Esta pessoa usou o nome de Ricardo para praticar o crime. Deu dó deles, pois a mulher estava grávida e buscavam um meio de locomoção para quando o filho nascesse. Já tinham depositado o dinheiro quando foram buscar o carro e viram que era golpe", contou.

Em situações de leilão de veículos, o Detran primeiro pública em edital e ata pública, para dar visibilidade ao ato. Já os lances são dados em datas previamente marcadas. De acordo com Ribeiro, as autoridades policiais já foram comunicadas sobre os golpes. "Estamos fazendo a divulgação nas redes sociais para avisar as pessoas do que se trata. Registramos Boletim de Ocorrência e uma investigação foi aberta. O Ministério Público também foi avisado", afirmou.

PERIGO
Além de perder dinheiro com facilidades que não existem, quem cai no golpe ainda pode ser usado para obtenção de empréstimos e compras de bens. Segundo o Detran, os golpistas pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até de digitais do candidato. Ao fornecer essas informações, o usuário dá margem para outros golpes, além do aplicado para a CNH.

DENÚNCIA
Qualquer denúncia envolvendo comercialização de Carteira Nacional de Habilitação, ou de facilidades ilegais em processos da autarquia, pode ser feita ao Detran, por meio da ouvidoria. O serviço está disponível no site www.detran.pr.gov.br e o órgão encaminha todas as denúncias recebidas às autoridades competentes.

Ao deparar-se com oferecimento de vantagem indevida, o cidadão ainda deve procurar diretamente a Polícia Civil no telefone 181. O Detran apenas tira dúvidas da população e dá orientações em suas suas unidades físicas.
Pedro Marconi
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2