[Fechar]

Últimas notícias

Requião se reúne com sindicalistas para apoiar trabalhadores portuários em Paranaguá

Em defesa ao direito do trabalhador portuário, o Senador Requião e o Deputado Requião Filho participaram nesta quinta-feira (21) de uma reunião organizada pelo Sintraport no Sindicato dos Ensacadores, em Paranaguá. O encontro teve como objetivo reforçar o apoio do Senador e do Deputado no desenvolvimento da cidade, que defendem um Porto parceiro da população, com mais respeito aos trabalhadores portuários do Paraná.

“Defendemos um porto público, sem terceirização, com direito a bons salários, um porto que atenda melhor a cidade, que garanta aos trabalhadores portuários um bom salário e mais respeito”, declarou Requião Filho.

Ao longo de 2017, vários foram os ataques do Governo do Estado em cima dos sindicalistas. Dentre eles, os Servidores do Bloco que, mesmo tendo um acordo com a Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, deixaram de ser solicitados pelo Porto, que privatizou o serviço. O Sindicato dos Amarradores viveu situação semelhante, porém conseguiram uma garantia da regularidade de seus serviços e agora contam com a promessa de serem chamados novamente para as atividades. Enquanto isso, a Guarda Portuária foi extinta formalmente do quadro próprio da APPA e luta pela manutenção de seus postos de serviço.

Em maio, o Deputado e o Senador Requião estiveram pessoalmente na Capital Federal entregando um pedido de providências ao diretor-presidente da Antaq, Adalberto Tokarski.

A resposta ao pedido de providências foi positiva. O ofício de resposta reavaliou a situação dos trabalhadores e verificou que não há impedimentos aos prestadores de serviços realizarem seus serviços junto ao Porto de Paranaguá.

“A medida do Governo do Paraná, diante da nova Lei dos Portos, afetou diretamente milhares de trabalhadores. A maioria foi descredenciada injustamente pela APPA, sendo substituídos por empresas privadas, o que causou grande desemprego e afetou em cheio a economia local. Agora tudo mudou e, com esta nossa cobrança em Brasília, junto à ANTAQ, ficou claro que não há qualquer restrição ou impedimento de exercerem suas atividades junto ao porto”, garantiu.

Para o presidente do Sintraport, Bagé Antunes, o apoio do Senador e do Deputado têm sido fundamental para a defesa dos trabalhadores portuários e demonstram grande preocupação com todo o litoral paranaense.

O Senador Requião reforçou o apoio aos trabalhadores e reafirmou seu compromisso com o litoral paranaense. “Nesta época de retirada de direitos que vivemos no país, não permitiremos que o trabalhador portuário seja vítima de um governo sem compromisso com o povo, preocupado apenas em agradar o capital estrangeiro e os grandes financiadores de campanha.”

Estiveram presentes representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários, dos Condutores, dos Amarradores de Navios, dos Ensacadores, da Construção Civil, dos Conferentes, dos Consertadores, dos Arrumadores, do Bloco, dos Estivadores, dos Vigilantes, dos Vigias Portuários, Transportadores Autônomos de Paranaguá e dos Metalúrgicos, além de membros da APP Sindicato, DCE da Unespar, da União Brasileira de Mulheres e da Cooperativa de Transporte de Cargas.

Nenhum comentário

UA-102978914-2