[Fechar]

Últimas notícias

Cadeia de Ibaiti registra mais uma tentativa de fuga

A superlotação tem sido motivo de várias tentativas de fuga; só em 2017 foram 15 ações. A cadeia está localizada bem próxima ao centro de Ibaiti


Mais uma tentativa de fuga foi registrada pelos organismos de segurança na Cadeia Pública de Ibaiti entre a noite de domingo e madrugada da última segunda-feira (29). Foi a primeira ocorrência desta natureza em 2018, justamente poucos dias depois de a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção Ibaiti anunciar que irá protocolar uma ação na Justiça pela interdição da unidade.

De acordo com a Polícia Militar, após muitas denúncias recebidas por investigadores da 37ª Delegacia Regional de Polícia e agentes de cadeia do Depen (Departamento Penitenciário) informando que os presos estariam se preparando para uma nova tentativa de fuga, no domingo os servidores perceberam uma movimentação atípica no interior da unidade. Policiais da Rotam foram acionados, e durante a vistoria nas celas as equipes descobriram que os detentos estavam abrindo um buraco em uma das paredes da cadeia.

Durante a revista na carceragem, um grupo de presos fez ameaças aos policiais militares e tentou impedi-los de vistoriarem as celas. Um dos detentos cortou os pés no vaso sanitário e precisou de atendimento médico.

Os presos foram colocados no solário para a manutenção do buraco aberto na parede da cadeia, e depois retornaram às celas.

Construída na década de 1950, a unidade deveria manter no máximo 19 presos provisórios. Porém, atualmente 154 homens e mulheres, muitos deles já condenados, dividem a carceragem. O número de detentos extrapola em oito vezes a capacidade. Em 2017, a Polícia Civil registrou ao menos 15 tentativas de fuga na cadeia de Ibaiti.

INTERDIÇÃO 
De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Pablo Rodrigues Acosta, o pedido de interdição da Cadeia Pública de Ibaiti deve ser protocolado na Justiça ainda esta semana. "Há uma mobilização grande por parte da sociedade civil quanto à necessidade da interdição imediata da cadeia de Ibaiti. O pedido já havia sido protocolado pelo Ministério Público Estadual (MP-PR), porém, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) julgou a ação improcedente em outubro do ano passado. A OAB pretende protocolar nova ação pela interdição da unidade até quinta-feira (1º)", disse Acosta na manhã de terça (30).

SEM ESPAÇO
De acordo com o delegado Pedro Dini Neto, titular da 37ª Delegacia Regional de Polícia, não há mais espaço na cadeia. Na manhã de segunda-feira (29), uma operação coordenada pelo Ministério Público Estadual (MP-PR) resultou na prisão de quatro pessoas no Estado supostamente envolvidas com uma quadrilha de tráfico de drogas que agia em cidades do Norte Pioneiro. Uma das prisões ocorreu em Ibaiti. A pessoa detida, no entanto, precisou ser transferida para Cornélio Procópio em razão da superlotação carcerária na unidade local.

SOLUÇÃO
O Depen informou que serão construídas 14 penitenciárias e que haverá ampliação das unidades prisionais do Estado, as quais irão oferecer cerca de sete mil novas vagas. A previsão é de que até a metade deste ano estejam disponíveis mais de 2,4 mil vagas, e até o fim de 2018 todas as quase sete mil previstas.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2