[Fechar]

Últimas notícias

Tercilio cobra solução para problema de pontos do transporte metropolitano

A precariedade dos pontos de ônibus do transporte intermunicipal na Região Metropolitana de Londrina, que expõe os usuários a uma situação humilhante, mais uma é levada ao Governo do Estado pelo deputado estadual Tercilio Turini. Ele apresentou novo requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná cobrando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e enviou ofício à governadora Cida Borghetti, solicitando medidas urgentes para assegurar aos cidadãos condições dignas, respeitosas e seguras enquanto aguardam os ônibus na área central de Londrina.

Tercilio lembra que em junho de 2013 já havia pedido uma ação de governo para minimizar o problema, sugerindo inclusive a instalação de estações tubo iguais às de Curitiba. “O ideal é a construção de um terminal de passageiros. Mas as pessoas não podem ficar ali na Avenida Leste Oeste sem qualquer proteção, em total desconforto e sujeitas ao sol e à chuva, ao frio e ao calor, à escuridão do período noturno e ao perigo de furtos e roubos”, ressalta.

Milhares de pessoas se deslocam diariamente a Londrina para estudar, trabalhar, visitar familiares, passear ou em busca de serviços e do comércio. São moradores de Cambé, Rolândia, Arapongas, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul e outros municípios vizinhos. “Mulheres, idosos, crianças que enfrentam insegurança e constrangimentos pelas péssimas condições dos pontos de ônibus do transporte metropolitano”, afirma.

Tercilio recorda que em junho de 2014, a Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (COMEL), órgão do Governo do Estado, anunciou a construção de uma rede de pontos “com painéis eletrônicos integrados, iluminação e com proteção nas partes laterais". A informação foi repassada em reunião com representantes do Ministério Público e órgãos municipais de Londrina ligados ao transporte. “O anúncio oficial ficou só na palavra. Quase quatro anos depois, nada foi feito”, ressalta.

“É lamentável que um problema que atinge todos os dias grande quantidade de pessoas, na segunda maior região metropolitana do Paraná, não seja tratado com a atenção que merece. Uma ação de governo com determinação e vontade de resolver, certamente pode dar fim à atual situação em curto período de tempo. É difícil de imaginar que não se encontre uma solução. Se fossem impedimentos técnicos, provavelmente o governo já teria apresentado essa posição à comunidade”, analisa Tercilio Turini.

Nenhum comentário

UA-102978914-2