Dep Tercilio Turini pede à governadora compra de plataforma de combate a incêndio
![]() |
Modelo da plataforma de combate a incêndio comprada para Corpo de Bombeiros de Curitiba: vem acoplada ao caminhão |
Licitação para três equipamentos está concluída. O de Curitiba foi comprado, faltam agora para Corpo de Bombeiros de Londrina e Maringá
O deputado estadual Tercilio Turini vai pedir à governadora Cida Borghetti para autorizar a compra de plataforma de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros de Londrina. A licitação internacional para aquisição de três equipamentos está concluída, mas até agora só foi assinado contrato de um deles, para Curitiba. As outras duas plataformas, que devem ser destinadas a Londrina e Maringá, dependem de determinação do Governo do Estado.
“Conversei com representantes do governo e destaquei a importância dos equipamentos para salvar vidas em incêndios e também de garantir segurança e mais eficiência no trabalho dos bombeiros. Atualmente o Paraná está sem plataforma. É um risco enorme, com a quantidade de edifícios altos nas principais cidades paranaenses. A decisão da governadora pela compra das unidades para Londrina e Maringá será uma conquista para toda população”, diz Tercilio.
Desde 2013, quando enviou o primeiro requerimento ao governo, o deputado vem alertando para a necessidade de equipar o Corpo de Bombeiros. “Cobrei novamente em 2015, depois em 2016 e no final de 2017”, informa. Nesta semana, o deputado soube que a licitação para compra de três plataformas foi concluída pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que no último mês de março assinou contrato para compra de uma delas, a de Curitiba. A previsão de entrega é em dezembro deste ano.
Como cada equipamento custa 815 mil euros, é necessário investir mais 1,63 milhão de euros, o equivalente a cerca de R$ 6,8 milhões, para garantir as plataformas do Corpo de Bombeiros de Londrina e Maringá. “A governadora Cida Borghetti tem o poder de decisão e vai contribuir bastante com a segurança do Paraná se autorizar a compra”, ressalta Tercilio Turini.