[Fechar]

Últimas notícias

REIS DE PAUS - MP investiga suposto desvio de diárias em Câmara de São Jeronimo da Serra

O Ministério Público, com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado) de Londrina e Ponta Grossa, deflagrou na manhã desta terça-feira (22) a Operação "Reis de Paus", que investiga o possível desvio de diárias e realização de serviços particulares com verbas da Câmara Municipal de São Jerônimo da Serra (Norte Pioneiro). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de medidas cautelares, como a proibição de acesso a prédios públicos e uma colocação de tornozeleira eletrônica. Além de dois contadores que prestam serviços à Casa, um dos alvos é o presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rocha. 


Segundo o promotor de São Jerônimo da Serra, Danilo Leme, o parlamentar foi preso em flagrante por posse irregular de munições de armas de fogo. No decorrer da investigação, o MP atestou uma movimentação tida como excessiva de diárias, "muitas delas sem que a viagem realmente acontecesse. O pedido era feito pelo presidente (Gilmar Rocha) e os contadores faziam a liberação do dinheiro usando a senha de acesso de outros dois vereadores", contou.

Em outra situação, Leme identificou a apresentação de notas frias em serviços que eram feitos na casa do presidente da Câmara. "Depois de um certo avanço nesta apuração, um dos contadores reuniu os vereadores para que estes devolvessem os recursos desviados e arrumassem a documentação adulterada, dando assim uma aparência de rearranjo para o esquema", apontou.

Pelo menos por enquanto, o promotor não soube afirmar a quantidade exata de verbas que teriam sido concedidas ilegalmente. "Só teremos essa confirmação com a análise integral dos documentos apreendidos. Entretanto, em uma apreciação preliminar, estimamos algo em torno de R$ 28 mil, valor obtido em pouco mais de dois anos", comentou à FOLHA. O Ministério Público representou pela prisão preventiva do presidente da Câmara e os outros dois acusados, mas o pedido foi indeferido pela Justiça de São Jerônimo da Serra.
Rafael Machado
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2