[Fechar]

Últimas notícias

PREFEITO E VICE DE CONGONHINHAS TIVERAM REGISTRO DE CANDIDATURA INDEFERIDOS PELO TSE POR UNÂNIMIDADE

LUCIANO MERHY E DR CARLOS(DE BRANCO)
Depois de Rancho Alegre (Região Metropolitana de Londrina) que deu posse anteontem ao presidente da Câmara de Vereadores, Edmar Lima (MDB), como prefeito 'tampão' após a cassação da chapa da prefeita Darlene do Prado Moreira e do seu vice, agora é a vez do prefeito Congonhinhas encarar problemas na justiça eleitoral. Luciano Merhy (PTB) e seu vice, Dr. Carlos, que foram eleitos em 2016, tiveram o registro de candidatura indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em decisão unânime proferida nesta terça-feira (26) por abuso de poder econômico por fatos realizados em 2008.

Prefeito e vice esbarraram na lei da Ficha Limpa. Os ministros analisaram uma jurisprudência na qual a inelegibilidade se aplicaria a casos ocorridos antes da promulgação da lei de 2010 que inibe candidatos com condenação em órgão colegiado de participar do pleito.

Com a decisão em última instância, a justiça eleitoral deverá convocar eleições suplementares para prefeito e vice na cidade que tem pouco mais de 8 mil habitantes. Entretanto, a eleição só poderá ser realizada em 2019 por conta das eleições gerais programadas para outubro. O presidente da Câmara de Congonhinhas, Valdinei Aparecido de Oliveira (PTB) deverá assumir o cargo interinamente.


Guilherme Marconi
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2