[Fechar]

Últimas notícias

SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA - Primeiros campeões carimbam passaporte para macrorregional.







O primeiro dia de competições no xadrez foi marcado pelas disputas das categorias mais velozes do esporte. Mais de 80 atletas, concentrados em São Sebastião Amoreira, participaram dos confrontos no xadrez relâmpago e rápido em busca da vaga na fase macrorregional dos 65º Jogos Escolares do Paraná que vai acontecer entre os dias 19 e 24 de junho, em Cambará.


Com uma coleção de medalhas, inclusive a prata em uma fase final, a atleta Danyelly Trindade, de 17 anos, faturou dois ouros no rápido e relâmpago nesta terça-feira (12), na fase regional pela categoria A (de 15 a 17 anos). Há dois anos, ela bateu na trave, quase se consagrou campeã estadual, mas não desistiu e promete bater essa marca nesta edição da competição. “É um sonho que pode se tornar possível, porque treinamos muito no Colégio e desta vez volto mais experiente”, contou.
Dani já conquistou sete troféus em torneios de xadrez, então já acumula certa bagagem pra conquistar o título estadual. O projeto que ela participa, que é desenvolvido há oito anos no município de Nova Santa Barbara, é comandado pelo professor Jhoni Fernando. “Somos uma das melhores equipes da nossa região e do Paraná. Do inicio pra cá foram tantas conquistas que já perdemos a conta. Se a gente vencer amanhã seremos campeões oito vezes consecutivas, um título que possivelmente é inédito nos JEPS”, disse o técnico.

O xadrez relâmpago tem duração máxima de 10 minutos – 5 para cada competidor, que luta contra a contagem regressiva para fazer cada jogada no menor tempo possível. Craque nesta modalidade é o enxadrista Mathias Saraiva, representante do Colégio Estadual Antonio Carlos Gomes, que faturou o ouro na categoria B (de 12 a 14 anos). Ele é fruto do mesmo projeto que Dani. “Comecei a praticar no colégio e me apaixonei pelo xadrez quando participei do primeiro torneio”, destacou. Em segundo lugar ficou o atleta Felipe Hideki, do Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Cornélio Procópio.

Da mesma forma, acontece com as partidas no xadrez rápido, que tem tempo máximo de partida de 40 minutos (20 para cada). Nesta, Mathias repetiu o mesmo feito, conquistando o ouro também. Em segundo lugar ficou Ghabriel Jun, do Colégio Rui Barbosa.

Thais Lury, do Colégio Aguia Master, e Graziele Barbosa, representante do Colégio Estadual José Pegoraro de Souza, de Leópolis, ficaram com as pratas no relâmpago e rápido respectivamente.

Pelo feminino B, Giovana Itimura, do Colégio Nossa Senhora do Rosário, e Lara Takano, do Colégio Paulo Mozart, faturaram o ouro no relâmpago e no rápido, respectivamente.

Também representante do Colégio Nossa Senhora do Rosário, Guilherme Machado, garantiu o ouro no rápido no masculino A. Já Elivelton Gomes, do Colégio Antonio Carlos Gomes, ficou em primeiro lugar no relâmpago na mesma categoria.

Nesta quarta-feira (13) iniciam as disputas no xadrez convencional.


Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria de Educação com apoio do município de São Sebastião da Amoreira.

Acompanhe a fanpage dos JEPS:  www.facebook.com/jogosescolaresdoparana/

COM/JOGOS ESCOLARES
William Bilches
(43) 99886866
william.paranaqui@gmail.com

Nenhum comentário

UA-102978914-2