[Fechar]

Últimas notícias

CORNÉLIO PROCÓPIO - Caminhando sobre o relevo do Paraná

Mapa do Paraná vai possibilitar que professores e universitários de geografia da Uenp se desloquem para a praça para "ver e sentir o relevo do Paraná"
 
Após a solenidade de autorização para estudos visando a implantação de curso de medicina em Cornélio Procópio, a governadora Cida Borghetti inaugurou o "Mapa do Paraná". Trata-se de uma estrutura na praça Brasil, que representa a geografia do Estado, sobre a qual é possível caminhar.

Produzido com auxílio do serviço social autônomo Paraná Projetos, que busca gerenciar projetos de implementação do desenvolvimento integrado do território paranaense, o mapa exibe em escala cartográfica os três planaltos do relevo estadual, a Serra do Mar e o litoral. Quem visita a atração tem noção certeira da geografia estadual com a escala dos 200 mil Km² de extensão territorial do Estado.

"As crianças olham com muita curiosidade o Mapa do Paraná", afirmou a governadora. Para Cida Borghetti, o mapa possibilitará que professores e universitários de geografia da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) se desloquem para a praça para "ver e sentir o relevo do Paraná". "Os professores poderão explicar aos alunos de forma prática para que possam conhecer de fato a geografia do Estado, os nossos rios, os planaltos e as riquezas do Paraná", declarou.

A governadora acredita que a importância de uma estrutura desse tipo na área central de Cornélio Procópio é despertar o interesse das crianças em conhecer a "potência que é o Paraná".

O mapa foi idealizado pelo ex-governador Ney Braga e feito nos moldes da estrutura de concreto esculpida no piso do Palácio do Iguaçu. "Quando recebemos comitivas internacionais no Palácio faço questão de levá-las até o mapa", disse Cida.

A estrutura em Cornélio também contém um Código QR, com o qual é possível acessar pelos smartphones um vídeo interpretativo da geografia paranaense produzido pela Secretaria Estadual de Educação.


Isabela Fleischmann
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA


Nenhum comentário

UA-102978914-2