[Fechar]

Últimas notícias

MP denuncia vereador do Paraná por dar kits de churrasco em troca de votos

Denúncia diz que Giovanni Aparecido Carneiro (PP) trocou votos por kits com carne, cerveja e carvão.



O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou o vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), de Arapoti, na região dos Campos Gerais do Paraná, por crime eleitoral. De acordo com a denúncia, ele trocou votos por kits de churrasco no valor de R$ 150, com carne, cerveja e carvão.

Além dele, um assessor também foi denunciado. O advogado de Carneiro, Nelson Luiz Filho, vereador disse não ter conhecimento sobre a distribuição de kits de churrasco.

O MP-PR, por meio da Promotoria Eleitoral da 164ª Zona Eleitoral da comarca, sustenta que, nas eleições de 2016, os dois deixaram kits acertados em um supermercado da cidade para uma lista de eleitores. Ainda conforme o Ministério Público, pelo menos quatro pessoas receberam os itens.

A situação foi apurada pela Promotoria através de depoimentos de testemunhas, mandados de busca e apreensão e interceptações telefônicas.

Ainda de acordo com o MP-PR, o vereador também prometeu facilitar o processo de aposentadoria de uma eleitora junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante as investigações, foram recolhidos diversos documentos com a vítima, como laudos médicos e guias do INSS.

Sobre a segunda situação, a defesa do vereador afirmou que o processo "ainda está em fase de colheita de provas" e que somente agora foi apresentada a defesa preliminar.

As duas situações são enquadradas como crime pelo Código Eleitoral. Caso a denúncia seja julgada procedente, os denunciados podem ser condenados a pena de até quatro anos de reclusão e multa. O vereador também pode perder o cargo.

O G1 tentou entrar em contato com o vereador por telefone, mas o celular dele estava desligado.



Matéria Portal G1/VIA PLANTÃO POLICIAL IP

Nenhum comentário

UA-102978914-2