[Fechar]

Últimas notícias

Hemocentro do HU registra queda de 40% de doadores

Para a maioria das famílias brasileiras os meses de dezembro até o Carnaval, em fevereiro, são marcados por celebrações e viagens. Embora seja um período festivo, para uma parcela da população essa temporada gera preocupação devido à queda do número de doadores de sangue. O Hemocentro Regional de Londrina, que é vinculado ao Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina), registra todos os anos uma queda de 40% na quantidade de doadores de sangue nesta época do ano. A unidade é referência no atendimento a pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e atende as demandas transfusionais da rede pública de Londrina e outros hospitais públicos da 17ª Regional de Saúde. Além disso, proporciona suporte às unidades de coleta e transfusão de Cornélio Procópio e Jacarezinho (Norte Pioneiro). O Hemocentro de Londrina distribui sangue para 22 hospitais.

São requisitados todos os tipos sanguíneos, mas principalmente dos tipos O positivo e negativo, este último é o doador universal. "É um banco de sangue bastante importante. Os meses de dezembro e janeiro representam o período mais crítico, porque muita gente está na estrada. Consequentemente há mais acidentes automobilísticos e um aumento da demanda por transfusões", destacou a responsável pelo serviço de captação do Hemocentro, Rosane Higemberg.

Outra questão é o aumento do consumo de álcool nesse período. "A gente pede para que a população venha fazer a doação antes de viajar e antes das festas, pois se a pessoa beber tem impedimento para doar. É um intervalo bem crítico, pois a gente sabe que é uma época que os doadores saem para festejar", apontou. "Atualmente coletamos em torno de 30 a 50 bolsas de sangue por dia. Aos sábados temos de 100 a 150 doadores. Mas para conseguir atender 100% dos pacientes precisaríamos ter o dobro disso", calculou.

MITOS
Existem alguns mitos sobre a doação que estão disseminados. Um deles é que pessoas tatuadas não podem doar. Na realidade, pessoas que fizeram tatuagem devem aguardar 12 meses para realizar a doação. Quem tinha piercing na boca ou em regiões genitais também deve aguardar 12 meses após sua retirada. Existem também aqueles que temem ficar sem sangue no corpo depois de uma doação. Isso não acontece. A quantidade de sangue é diferente de pessoa para pessoa, já que fatores como altura e peso, além do gênero, influenciam na quantidade, que chega, na fase adulta, entre 4 e 6 litros. Para doação, o volume coletado é de no máximo 495 ml. Esse sangue é rapidamente reposto pelo nosso organismo.

É possível realizar até quatro doações por ano, no caso dos homens, e três, no das mulheres - com intervalo de dois e três meses entre elas, respectivamente. Segundo informações do Hemepar, no momento os estoques se encontram dentro das metas estabelecidas - cerca de 16 mil bolsas de sangue são mantidas por mês na rede, que coleta de 800 a mil delas por dia.

Higemberg é a responsável pelo agendamento de grupos para realizar as doações. "A gente estimula as pessoas e empresas a fazerem parcerias com o Hemocentro. Pedimos aos empresários para que liberem funcionários para isso. Também estimulamos grupos de pessoas a comparecerem aqui. O Hemocentro tem transporte para buscar e levar de volta ao local de origem, com capacidade para transportar 15 pessoas. Se necessário é possível fazer mais de uma viagem", ressaltou. Para agendar basta entrar com contato com ela pelo fone (43) 3371-2356.

SERVIÇO
- O Hemocentro fica na rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, jardim Aruba; e atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 e no sábado das 8h às 17h30. Por causa das festas de fim de ano, as atividades estarão suspensas nos dias 30 e 31 de dezembro. Mais informações pelo fone (43) 3371-2218 ou 3371-2356 ou no site http://www.uel.br/hu/hemocentro/


Vítor Ogawa
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2