[Fechar]

Últimas notícias

Picada de escorpião amarelo mata criança de 3 anos no interior de São Paulo

Os números de acidentes registrados com escorpiões são maiores que em igual período de 2017, quando foram 21.711 ataques e 7 mortes. No ano passado, houve 12 óbitos, a maioria de crianças.

A ocorrência aconteceu dia 22 de dezembro quando Enzo Gabriel Fernandes Alexandrino 3 anos, brincava na casa de uma tia e acabou sendo picado em uma das mãos .

Enzo veio a óbito neste sábado, 5, duas semanas após o acidente , em Itapetininga, interior de São Paulo. A criança recebeu o soro antiescorpiônico no pronto-socorro do Hospital Leo Orsi Bernardes, mas não reagiu. Dois dias depois, com o quadro agravado, o menino foi transferido para o Hospital Regional de Sorocaba, recebeu medicação, mas entrou em coma. O corpo foi sepultado no fim da tarde de sábado, no Cemitério São João Batista, em Itapetininga. Essa é a primeira morte de crianças em decorrência de acidentes com escorpião este ano.

Conforme boletim do Centro de Vigilância Epidemiológica (CEV) do Estado, de janeiro a 17 de dezembro de 2018, houve 26.929 ataques de escorpiões no Estado, causando 12 mortes. Os números são maiores que em igual período de 2017, quando foram 21.711 ataques e 7 mortes.

Em dezembro último, a Secretaria de Saúde de São Paulo expediu comunicado de alerta aos serviços de saúde sobre os ataques de escorpiões, pedindo a imediata notificação dos casos. Conforme o alerta, o aracnídeo Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é responsável pela maior parte dos acidentes no Estado. Os municípios foram alertados para realizar ações de controle do animal peçonhento.

Fonte: Banda B / Via Gildo Alves/VIA BLOG DO ODAIR MATIAS

Nenhum comentário

UA-102978914-2