[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Ratinho Junior visita Londrina pela primeira vez para lançar aplicativo da PM

O governador do Paraná Ratinho Junior fez sua primeira visita a Londrina, na sexta-feira (22), para lançar o aplicativo APP 190 - Emergência Paraná e entregar uma série de equipamentos para a Polícia Militar. Na solenidade organizada no Parque de Exposições Ney Braga, foram entregues 52 etilômetros, 120 rádios digitais, 780 coletes a prova de balas, 11 carros para a patrulha escolas e 8 vans. "A presença física da polícia na rua é fundamental para que a população tenha a sensação de segurança, mas a tecnologia é fundamental para potencializar o trabalho da segurança pública", afirmou o governador.

O aplicativo foi criado para atender a portadores de deficiências auditivas, mas a aplicabilidade foi ampliada para que a população possa abrir ocorrências de perturbação de sossego, violência doméstica, acidentes ou infrações de trânsito. Ele só não atende a casos de roubo, furto e indicação de pessoas suspeitas. "A área de inteligência é crítica e fundamental para que possamos tomar medidas preventivas e não possamos só atuar nas consequências dos crimes. Temos que ter um setor de inteligência forte", pontuou o secretário estadual de Segurança Pública, o general Luiz Felipe Carbonell.

Outras medidas foram anunciadas no evento. Segundo Ratinho Junior, o encontro com o governador de São Paulo, João Doria, na segunda-feira (18), foi definido um plano de atuação conjunto entre as polícias dos dois Estados para reforçar a segurança nas cidades que estão na divisa do território. Assim como o início da implantação do projeto Escola Segura, no qual o governo do Estado pretende colocar um policial militar da reserva na porta das escolas estaduais. "Devemos começar a colocar em prática em março. Há vários policiais reformados que ainda estão jovens e querem voltar. Eles deverão receber novo treinamento para atuar. A ideia é que a médio prazo todas as escolas contem com essa segurança", afirmou Ratinho.

Outra preocupação apresentada foi a com as fronteiras do Paraná com a Argentina e o Paraguai. Para aperfeiçoar o trabalho de fiscalização na área e combater o contrabando e o tráfico de armas e drogas, a ideia é criar a Cidade da Polícia, que será instalada em Curitiba. Ainda em fase embrionária, o projeto é de um centro de comando que reúna polícias, órgãos de segurança e as Forças Armadas. "Esse é um projeto que precisa de muito estudo, mas a ideia é que reúna o que há de melhor em tecnologia, mas tudo será feito com muito planejamento para que não se desperdice os recursos", concluiu Carbonell.


Pedro Moraes
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

UA-102978914-2