[Fechar]

Últimas notícias

Bancada Paranaense Coordenada pelo deputado federal Toninho Wandscheer, manifesta apoio à UFPR e Institutos Federais

A Bancada Paranaense Federal se reuniu nesta segunda-feira com o reitor, professor Ricardo Marcelo Fonseca e diretores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) para discutir os cortes de recursos na universidade e nos institutos federais. Coordenada pelo deputado federal Toninho Wandscheer, a Bancada manifestou apoio à universidade.

“A Bancada se colocou a favor da UFPR, a favor da Educação, dos nossos institutos federais. Vamos debater junto ao Governo e discutir uma forma de reverter o bloqueio, para que não haja esse corte e esse recurso seja liberado. Não se pode prejudicar a Educação do nosso jovem, que precisa estudar e se formar pra que lá no futuro ele tenha emprego e trabalho. Seguimos unidos a favor do nosso Estado mais uma vez”, disse Wandscheer.

Para o reitor da UFPR, o corte de 30% inviabilizará o funcionamento da instituição, já no segundo semestre. Nos institutos federais esse corte será ainda maior. Quase 100 mil alunos devem ser, prejudicados em todo Estado.

“Uma perda de R$ 50 milhões no orçamento da UFPR. Nossa preocupação é igual à preocupação de todas as universidades brasileiras, assim como os institutos federais do país. A gente vai ser inviabilizado no próprio orçamento, em todas as áreas, em todos os campis, a partir do segundo semestre, no Brasil inteiro, afirmou Ricardo Fonseca.

O reitor agradeceu o apoio da Bancada e disse que essa soma de esforços e apoio de toda sociedade pode mudar essa situação no país. “Essa conjunção de forças da sociedade e dos políticos paranaenses é aquilo que nós necessitamos nesse momento para sensibilizar o Governo Federal da catástrofe que será a manutenção desse corte”, concluiu.

Prioridades
O encontro contou ainda com a presença dos três senadores do Paraná, Oriovisto Guimarães, Alvaro Dias e Flavio Arns, que puderam colocar sua opinião, demonstrando que a Educação seria o último passo para cortar despesas. “Educação e saúde são primordiais para o nosso povo brasileiro”, concluiu o coordenador.

Também estiveram presentes os deputados federais Rubens Bueno, José Carlos Schiavinato, Gustavo Fruet, Luciano Ducci, Sérgio de Souza, Luizão Goulart, Reinhold Stephanes Jr., Aliel Machado, Chico da Pricesa e Leandre Dal Ponte.

Em Tempo
O deputado federal Toninho Wandscheer já havia emitido na última sexta-feira (10), nota em apoio à Educação, através do Pros, partido que o parlamentar representa.

Nenhum comentário

UA-102978914-2