Justiça determina a exoneração de parentes de vereadores de cargos comissionados
![]() |
Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu as exonerações por avaliar que nomeações foram feitas para prefeito obter apoio político da câmara. |
A Justiça determinou que o prefeito de Nova Aliança do Ivaí, no noroeste do Paraná, Adir Schmitz (PP) exonere oito servidores comissionados que são parentes de vereadores. A decisão é liminar e foi divulgada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta segunda-feira (1°).
O pedido de exoneração foi feito pelo MP-PR em uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa em razão da prática de transnepotismo ou nepotismo interinstitucional. Para a promotoria, o prefeito nomeou oito parentes de sete parlamentares para cargos comissionados para obter apoio político.
A decisão é liminar e estabelece prazo de dez dias para a exoneração. Caso contrário, será aplicada multa diária de R$ 2 mil, limitada ao máximo de R$ 60 mil. Ainda conforme a decisão, o prefeito deve se abster de nomear familiares dele, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores para qualquer cargo no município.
A Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí ainda foi notificada da decisão judicial.
FONTE - G1 PR