[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA EMPRESA, COCAMAR REALIZA O "BONENKAI" COM A PRESENÇA DE MAIS DE 300 COOPERADOS E FAMILIARES

SR. LUIZ LOURENÇO, PRES DA COCAMAR





































Aconteceu nesta noite de quarta, 18, o “Bonenkai” da empresa COCAMAR, unidade de São Sebastião da Amoreira, com a participação da diretoria da Empresa, presença do Sr. Luiz Lourenço, Presidente da Cocamar, do Sr. José Rogério Volpato, Membro do Conselho da Administração, do Sr. Claudinei Marcondes, gerente da Unidade Asão Sebastião da Amoreira, além de autoridades local e com a participação de por volta de 350 pessoas entre  agricultores Cooperados e seus familiares.
A colônia Japonesa teve uma espetacular participação no evento, trazendo para se apresenta, um Grupo de Taicô da cidade de Assaí, que abrilhantou sobre maneira a festa. (taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta)
O “Bonenkai”, muito bem organizado, teve o Papai Noel, com as crianças se divertindo muito, com sua chegada. Cada família dos Cooperados, trouxeram um “prato, com comidas diversas, frutas, e a empresa se encarregou de servir Carne Assada, refrigerantes e Chopp à vontade para comemorar o momento, a chegada do Natal e as festas de final de ano.
 O Sr. Claudinei apresentou aos presentes, todos os colaboradores da COCAMAR e fez questão de deixar suas mensagens de Boas Festas e agradecer a todos, comemorando um ano que foi difícil para todos, mas que no final tudo se saiu bem, principalmemte, com a chegada das chuvas e esperança de um novo ano com muitas conquistas.
O QUE É O BONENKAI:
Participar do bonenkai da empresa é quase que obrigatório. Faz parte de um dos costumes tradicionais do Japão. Por que se realiza essa festa corporativa?
Bonenkai é uma festa de confraternização que deve ter vindo de Taiwan ou da China. É um dos costumes dos países do sudeste asiático.
No Japão, esse tipo de festa corporativa se estabeleceu depois da Segunda Guerra Mundial. As pessoas da empresa se reúnem para esquecerem as mágoas e os momentos dolorosos para poderem entrar no novo ano com o espírito renovado. Essa é a intenção.
Bonenkai e sua história
Essa prática parece ter sido adotada no Período Kamakura (de 1185 a 1333). Na época, a nobreza se reunia para escrever e ler poemas. Era um ritual de “esquecimento” do ano que chega ao fim.
Não era festivo como nos dias atuais. Era silencioso.
No Período Edo (1603 até 1868), esse ritual chegou à camada da população em geral. Aí sim, foi introduzido o ato de beber saquê e esquecer as dificuldades do ano.
Fixou-se popularmente no Período Edo (1867 a 1912). Os estudantes que não podiam voltar para o interior ou funcionários que recebiam salários passaram a se reunir festivamente.
O importante é fazer o brinde (kanpai, escreve-se 乾杯) e desfrutar do momento com alegria. Afinal, teve uma equipe que procurou o local mais adequado e organizou tudo com carinho. 

UA-102978914-2