[Fechar]

Últimas notícias

Aviões com repatriados da China pousam na Base Aérea de Anápolis


Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com um grupo de repatriados da China devido ao surto do coronavírus pousaram na Base Aérea de Anápolis às 6h05 e 6h11 deste domingo (9). A partir de agora, eles vão ficar em quarentena no local por 18 dias.

Ao todo, segundo a FAB, as aeronaves trouxeram 34 passageiros - entre brasileiros e conjugues chineses - que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus. Além deles, também viajaram um equipe de apoio com 24 membros (veja detalhes abaixo). O Ministério da Saúde ainda vai avaliar o quadro de cada um para saber se o grupo de suporte vai precisar ficar isolado.

Uma equipe com 50 militares faz a desinfecção dos equipamentos e veículos usados no transporte dos passageiros após o pouso.

Antes de pousar em Anápolis, os aviões fizeram uma escala em Fortaleza. As aeronaves chegaram por volta de 1h50 e partiram às 3h25 após reabastecimento. Desde que o grupo saiu Wuhan na sexta-feira (7), fizeram paradas em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha). Cada uma das pernas da viagem tem percurso aproximando de 18,3 mil km.

Surto da doença

Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 812 mortes por coronavírus e 37.251 casos confirmados. No Brasil, são oito casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 deste sábado. Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

Quarentena

O período de quarentena será cumprindo na Base Aérea de Anápolis. Os hotéis de trânsito da unidade foram adaptados para recebê-los. No local, eles serão obrigados a usar máscaras quando estiverem fora dos quartos. Além disso, terão a saúde monitorada três vezes ao dia.

·         6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)
·         Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares
·         Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos
·         Serviço religioso
·         Emergência odontológica
·         Apoio psicológico e pedagógico.

Os repatriados

Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:
·         4 chineses casados com brasileiros;
·         7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
·         23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).
A tripulação das aeronaves é formada por:
·         14 médicos
·         8 tripulantes
·         2 jornalistas.
Seis estrangeiros que tiveram autorização do governo federal para embarcar desembarcaram na Polônia:
·         4 poloneses;
·         1 indiano;
·         1 chinês.


FONTE – GLOBO.COM





Nenhum comentário