[Fechar]

Últimas notícias

Deputados propõem intercâmbio de pessoal de saúde para combate à dengue

Permitir aos municípios do Paraná o intercâmbio de agentes e outros profissionais de saúde para trabalho conjunto de combate à dengue e também em outros casos de surtos, epidemias, pandemias e desastres naturais. É a proposta dos deputados estaduais Tercilio Turini e Michele Caputo, com projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa.
O avanço da dengue já presente em mais de metade dos municípios paranaenses exige ação urgente para controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Já tem pessoas morrendo e a tendência é de mais vítimas. O combate à dengue requer a participação do poder público, sociedade organizada e toda população. Os esforços dos municípios são grandes e, mesmo assim, o mosquito está vencendo a batalha”, ressaltam os parlamentares.
Tercilio Turini diz que o intercâmbio de agentes e profissionais de saúde é uma forma de um município colaborar com o outro na realização de mutirões de limpeza e eliminação de focos do Aedes, mobilização e orientação da comunidade, coleta de dados sobre infestação do mosquito e outras iniciativas práticas.
Para os deputados, a possibilidade de cessão de recursos humanos e trabalho conjunto representa uma ação emergencial. “A maioria dos agentes é contratada com recursos públicos do SUS, portanto pode muito bem atuar em qualquer município. Se uma cidade encontra-se em situação mais favorável, pode colaborar com outra, até porque a proliferação do Aedes num local representa perigo a todo o entorno”, ressalta Tercilio Turini.

Nenhum comentário

UA-102978914-2