[Fechar]

Últimas notícias

Turini pede a descentralização dos exames de coronavírus, com urgência

Deputado destaca que universidades estaduais têm estrutura para fazer testes e só dependem de autorização da Secretaria de Saúde do Estado

A descentralização dos exames de coronavírus é fundamental para confirmação de casos, tratamentos de pacientes e adoção de medidas de prevenção como isolamento de pessoas próximas. As universidades estaduais, como Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, têm estrutura para realizar os testes e só dependem de autorização da Secretaria de Saúde do Estado para iniciar a análise em pacientes internados e outras pessoas em situação de risco.
O apelo do deputado estadual Tercilio Turini, feito em pronunciamento na sessão de hoje na Assembleia Legislativa do Paraná, ganhou apoio imediato de outros parlamentares. “A centralização dos exames no Laboratório Central, em Curitiba, cria muita dificuldade nas outras cidades. Em alguns casos, os resultados demoram 10 dias, de doentes internados nos hospitais. Com isso, a realidade do coronavírus fica desatualizada, com mais riscos para a população”, ressaltou o deputado.
Tercilio Turini cita que o Hospital Universitário de Londrina tem capacidade para 100 exames diários, com diagnósticos de confirmação ou descarte em 24 horas. “O momento exige agilidade nos resultados. A descentralização dos testes vai contribuir bastante no trabalho da rede de saúde, salvando vidas e norteando ações”, disse. O deputado relatou que esteve no HU de Londrina juntamente com o deputado Tiago Amaral, sexta-feira passada, e recebeu de dirigentes da UEL e do Hospital Universitário o pedido para interceder junto ao Governo do Estado pela descentralização dos exames.

Nenhum comentário

UA-102978914-2