[Fechar]

Últimas notícias

Sicredi promove encontro online com professores para reflexão sobre importância do acolhimento e debatem novos desafios da educação


 Com o slogan "Educação: o Sentimento que nos Une", Sicredi realiza evento online para celebrar 25 anos do Programa A União Faz a Vida e repensar dinâmicas de aprendizagem

A pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas de isolamento social, com o fechamento das escolas, impuseram uma nova dinâmica ao ensino e desafios para educadores e alunos no processo de aprendizagem. Com o objetivo de refletir sobre o sentido da escola e o ato de educar com acolhimento e afetividade, o Summit Educação da Central Sicredi PR/SP/RJ será realizado no dia 28 de outubro. O encontro online deve reunir cerca de sete mil educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na área de atuação da Sicredi Paranapanema PR/SP, são mais de 500 profissionais da educação engajados em promover os valores ensinados nos 8 municípios que contam com a parceria do Programa A União Faz a Vida. “É um momento muito importante e de reflexão para nossos parceiros sobre como reinventar a forma de educar neste período que estamos vivendo”, reforça Claudio Marcos Orsini, presidente da Cooperativa.

O evento é voltado aos profissionais que participam do Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa e que propõe um modelo de educação baseado na metodologia de projetos. O aluno, por meio da investigação, é estimulado a ser protagonista de seu próprio processo de aprendizagem, ampliando as relações sociais com a comunidade onde está inserido “Há 25 anos, o projeto atua com mais de 1,9 mil escolas com o objetivo de despertar a essência do cooperativismo nas novas gerações e contribuir para uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. Por meio da curiosidade, estimulamos nossas crianças e adolescentes a vivenciarem, na prática, valores como cidadania e cooperação”, afirma o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Em 2020, com a impossibilidade de ações e formações continuadas em encontros presenciais, o PUFV se adaptou. Os mais de 10 mil professores que integram o programa no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro puderam participar de formação online, realizada por 15 semanas, por meio de intervenções e atividades de aprendizagem. “Sabemos como a atualização constante é importante para os professores e profissionais da educação. Por isso, elaboramos um novo formato para continuar compartilhando o conhecimento, apesar das restrições impostas pela pandemia. Esse movimento se fortalece com o Summit Educação e a possibilidade de gerar novas reflexões, mesmo

de forma online, visando à realização de ações cada vez mais significativas nas comunidades”, destaca Dasenbrock.

Programação

O presidente do Sicredi abre o Summit Educação abordando os 25 anos do Programa A União Faz a Vida. Na sequência, o jornalista Daniel Barros, autor do livro “País mal educado: Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?”, convidará os participantes a refletirem sobre os sentimentos e sentidos de ser professor e da educação no Brasil.

O evento ainda contará com a participação do diretor do Instituto Ayrton Senna (IAS), Emílio Munaro, que abordará a importância do respeito, empatia e da autoconfiança no processo de aprendizagem.

O acolhimento no processo educacional será tratado durante o evento na participação do psicoterapeuta e orientador profissional Leo Fraiman e do psicólogo clínico e palestrante Rossandro Klinjey. Os dois profissionais, autores de “Como ensinar bem” e “Help: me eduque!”, respectivamente, também abordarão as inspirações e os sentidos que podemos dar à vida. O evento ainda contará com declamações de poesia e músicas tocadas pela Banda Mais Bonita da Cidade.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Nenhum comentário

UA-102978914-2