[Fechar]

Últimas notícias

Deputado Tercilio presta homenagem ao Museu Histórico de Londrina pelos 50 anos


 Professor Rogério Ivano (Departamento de História), professora Viviane Furtoso (diretora do Centro de Ciências Humanas na UEL), reitor Sérgio de Carvalho, deputado Tercilio Turini, Edméia Ribeiro (diretora do Museu), Ana Rosa Lunardelli e Sidnei Oliveira (Sociedade Amigos do Museu)

O Museu Histórico de Londrina recebeu nesta quarta-feira (dia 18) homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelo aniversário de 50 anos, completados dia 18 de setembro deste ano. O deputado estadual Tercilio Turini, autor da proposição, entregou ao reitor da Universidade Estadual de Londrina, Sergio Carlos de Carvalho, à diretora do Museu, Edméia Aparecida Ribeiro, e outros dirigentes diploma de Menção Honrosa e Votos de Congratulações pela comemoração das cinco décadas de atividades.

“A história dos pioneiros está preservada no Museu, reunindo acervo de documentos, peças e relatos de pessoas que desbravaram a região e colonizaram o Norte do Paraná. Assim como a memória resgatada, o trabalho das pessoas que criaram do Museu e de todos que atuaram na sua consolidação merece destaque. Representa um legado de conquistas para as futuras gerações”, ressaltou o deputado.

Tercilio Turini elogiou a dedicação diária da equipe atual e de outros colaboradores que já passaram pela instituição, o apoio da Sociedade de Amigos do Museu com ações permanentes para contribuir na manutenção, o suporte da UEL e o carinho da população londrinense. “É uma luta diária na descoberta de fatos e relatos que ampliam a memória do município e da região, no cuidadoso manuseio de objetos, na organização e catalogação dos materiais e no resgate e preservação do passado. Tudo para garantir acesso à história e a memória do Norte do Paraná”, argumentou o deputado nos Votos de Congratulações.

O parlamentar disse que a homenagem representa gratidão e reconhecimento da Assembleia pela importância do Museu Histórico de Londrina e pela saga dos pioneiros na construção da cidade. “Sou defensor e entusiasta da preservação da história e da memória. Recentemente consegui o repasse de R$ 350 mil do Governo do Estado para refazer toda a instalação elétrica do prédio, um símbolo da região por ter abrigado a primeira Estação Ferroviária de Londrina. Estou à disposição para fortalecer o Museu e outros equipamentos culturais”, disse o deputado estadual Tercilio Turini.

O reitor agradeceu em nome da UEL e da equipe do Museu, enaltecendo o desempenho do deputado Tercilio em defesa das universidades estaduais do Paraná. “É um amigo, um parceiro em Londrina e na Assembleia, sempre aberto para receber as reivindicações da comunidade universitária e levá-las aos demais deputados e ao governo estadual. Dedica atenção especial e reconhece a relevância das instituições no desenvolvimento e progresso do Paraná”, afirmou o professor doutor Sérgio de Carvalho.

Nenhum comentário

UA-102978914-2