[Fechar]

Últimas notícias

Curitiba é a melhor capital para se viver no Brasil


 Enquanto Maringá é considerada a melhor cidade para viver no país, mais uma vez, Curitiba é classificada como a melhor capital para viver no país. É o que aponta o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), divulgado pela revista Exame. O índice é elaborado pela consultoria Macroplan e leva em consideração 15 indicadores nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico das maiores cidades brasileiras.

Curitiba obteve índice 0,733 e foi seguida, entre as capitais, por Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC). Desde a primeira edição do IDGM, em 2009, uma capital paranaense galgou sete posições; no ano passado havia ficado em segundo lugar entre as capitais. O ranking de 2021 tem como base os dados de 2019.

Destaques
Na área de Saúde, Curitiba se destacou com o registro da taxa de mortalidade de 6,5 por mil nascidos vivos em 2019, com uma redução de 27% em uma década.

O levantamento ainda mostra os 90,9% de alterações decorrentes das alterações feitas ou mais consultas pré-natal na cidade, média maior que as demais cidades pesquisadas.

Ambos os resultados têm são reflexo de ações da Prefeitura como os investimentos para a prática da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, que ganhou novos protocolos para o pré-natal.

Já na área de saneamento, Curitiba se destaca no IGDM o amplo alcance dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, abastecimento de água e atendimento de esgoto - toques em que capital paranaense teve a melhor avaliação entre todos os municípios.

De acordo com Adriana Fontes, economista sênior da Macroplan e coordenadora do levantamento, citada pela revista Exame, sustentabilidade ganhou força e passou a ser um aspecto importante para os investimentos nos municípios.

No setor de Educação, o levantamento aponta que Curitiba alcançou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ensino Fundamental I e ​​5,0 pontos no Ensino Fundamental II da rede pública, nota maior que a média dos cem maiores municípios.

Na capital paranaense, o atendimento de crianças de 0 a 3 anos matriculadas é também maior do que a média, mostra o estudo.

Nenhum comentário

UA-102978914-2