[Fechar]

Últimas notícias

Governo Biden segue Trump e deporta 106 brasileiros


 Em uma clara mensagem de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende manter aspectos da política migratória de seu antecessor, Donald Trump, o governo americano enviará de volta ao Brasil, na próxima sexta-feira, mais de uma centena de brasileiros que entraram no país irregularmente. A notícia foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo no domingo e confirmada pelo GLOBO.

O local de saída do voo ainda não foi informado pelas autoridades americanas, responsáveis pelo fretamento das aeronaves, mas é provável que a decolagem ocorra por um terminal localizado no Sul do país, no Texas ou no Arizona. A expectativa é que o avião pouse no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na tarde de sexta-feira com 106 brasileiros.

São pessoas que estão detidas naquele país — por estarem em situação ilegal e também por delitos como porte de drogas e infrações de trânsito — e não têm qualquer perspectiva de viver em liberdade nos EUA, disse uma fonte da área diplomática. O governo brasileiro não aceita a inclusão no voo daqueles com possibilidade de revisão de sentença, ou que serão separados de suas famílias, ou ainda que estão nos EUA desde criança e nem sequer sabem falar português.

Essa fonte explicou que não existe um número fechado sobre quantos brasileiros estariam prontos para serem deportados. Pesa nessa indefinição de dados o fato de a pandemia ter causado acúmulo de imigrantes em situação irregular e infratores em geral de outras nacionalidades nas prisões americanas.

Brasileiros na fila para deportação estão em prisão denunciada por más condições no Novo México

Um argumento favorável ao retorno ao Brasil, que tem sido usado por autoridades brasileiras, é o risco de se contrair Covid-19 nas cadeias dos EUA. Ao voltar ao Brasil, o cidadão ganha sua liberdade.

O último voo fretado com brasileiros deportados desembarcou no Brasil em fevereiro do ano passado. Havia 130 pessoas a bordo e ainda restavam outros 139 detidos sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA, todos eles com uma ordem final de remoção dada por um juiz de imigração daquele país. Estima-se que cerca de 250 cidadãos do Brasil tenham sido banidos no governo Trump.

As deportações em massa foram autorizadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro a partir de meados de 2019. As remoções são comunicadas pelo governo americano ao Itamaraty e à Polícia Federal.

FÁBIO CAMPANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2