[Fechar]

Últimas notícias

Chega ao Brasil lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid


 O Brasil conhecida nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid. A chegada ao aeroporto de Guarulhos contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A chegada estava prevista para a última terça (14), mas o envio foi suspenso. Além disso, uma massa havia divulgado que o país receberia 3 milhões de doses. A expectativa, agora, é que a entrega seja em etapas.

Em março, o Ministério da Saúde fechou um contrato para obter 38 milhões de doses de vacinas da Janssen, que precisa de apenas uma dose. A previsão inicial de entrega era de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

A possibilidade de antecipar a parte do envio foi anunciada nas últimas semanas. O volume, porém, tinha dados de vencimento em 27 de junho, o que gerou preocupação entre secretários de saúde.
Após análise, a FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, ampliou o prazo para até 8 de agosto.

Pedido semelhante para ampliar a validade foi feito pela empresa à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que aprovou o pedido. Com isso, a nova data também passa a valer ao Brasil.

Até então, o prazo de validade da vacina, quando armazenada na temperatura de 2ºC a 8º C, era de três meses. Agora, passa um ser de 4,5 meses. A Anvisa diz que a aprovação foi baseada em avaliação de estudos que demonstraram que a vacina tende a se manter estável pelo período. Aponta ainda ter considerado uma decisão recente da agência norte-americana.

Portal Paraná.(VIA ODAIR MATIAS).






Nenhum comentário

UA-102978914-2