[Fechar]

Últimas notícias

Casos ativos de Covid disparam em Bela Vista do Paraíso

FOLHA DE LONDRINA


 Bela Vista do Paraíso - Temendo um cenário semelhante ao de março de 2021, quando o município de Bela Vista do Paraíso, na Região Metropolitana de Londrina, decretou lockdown durante sete dias para conter o avanço da pandemia de coronavírus, a Prefeitura Municipal passou a adotar nesta semana medidas mais rígidas.  


Um novo decreto (200/2021) foi divulgado na segunda-feira (23) com regras e restrições para toda a população até as 5h do dia 3 de setembro. As aulas presenciais das redes estadual e municipal, assim como nas instituições privadas, estão suspensas por tempo indeterminado; o toque de recolher passa a valer das 21h às 5h; eventos em chácaras e esportes coletivos estão proibidos e a capacidade de público em igrejas foi reduzido para 30% e em bares e lanchonetes, em 50%.   


CURVA ASCENDENTE

As novas medidas foram adotadas com o aumento significativo da doença na cidade, que possui pouco mais de 15 mil habitantes. Desde o início da pandemia, foram registrados 2.139 casos e 69 óbitos. Na última semana, a média de novos casos vem seguindo uma curva ascendente e o maior número até o momento foi registrado nesta quarta-feira (25).  


“Chegamos a 30 novos casos ontem. É a nossa maior média. Temos ainda 141 casos ativos”, comenta a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Carla Brandão, ao destacar que no período mais tranquilo da pandemia o número de casos ativos era próximo de 10.  


“Somente nas últimas 12 horas tivemos 50 atendimentos no Centro Covid, o que antes era em torno de seis. Neste momento, temos cinco pacientes internados no nosso hospital, que é de pequeno porte, mas outros três pacientes foram transferidos ontem para hospitais da região, geralmente para a Santa Casa de Cambé, Cristo Rei em Ibiporã ou outra instituição em Londrina”, afirma a diretora de Saúde.  

 

Casos ativos de Covid disparam em Bela Vista do Paraíso
Micaela Orikasa/Grupo Folha
 


Há cerca de uma semana, o prefeito Fabrício Pastore (DEM) comentou nas redes sociais sobre a situação da pandemia no município. “Estamos preocupados porque há pessoas positivadas que, segundo algumas denúncias, estão andando nas ruas”. Ele disse ainda que a cidade está tendo o apoio da Polícia Militar. As pessoas que foram flagradas descumprindo o isolamento domiciliar ou as medidas do decreto, poderão ser multadas e encaminhadas para a delegacia, podendo responder pelo crime contra a saúde pública.  



Brandão afirma que ações de orientação e de fiscalização estão sendo intensificadas. “Diante da alta dos casos, a gente sabe que se deixarmos esses números vão se agravar e podemos vivenciar um cenário caótico como já vivenciamos no início deste ano”, pontua. 



'FALSA IDEIA DE PROTEÇÃO'

Para a moradora Ana Carolina Rodrigues Tiene, as medidas restritivas deveriam ser ainda mais rígidas. “Tenho visto muitos absurdos pela cidade em relação às aglomerações e pessoas sem máscara. Acho que as pessoas pensam que o fato de Bela Vista ser uma cidade pequena não tem tanto perigo e que por terem tomado a primeira dose da vacina já é seguro. É uma falsa ideia de proteção”, afirma.  Tiene conta que na empresa em que trabalhava meses atrás, todos os dez funcionários do setor pegaram Covid.


Na família da cuidadora de idosos Maria Aparecida Maurício, uma sobrinha precisou ser entubada por consequência da doença. “A Prefeitura está certa. Esse aumento de casos é muito preocupante, mas a gente vê muita gente tranquila, principalmente em bares e lanchonetes. Eu também tive a doença e a sorte de ter tido apenas sintomas leves, mas a gente fica apavorada de qualquer forma”, conta a bela-vistense.  


Rosimeire Brassare, que trabalha na limpeza pública, ressaltou que essas medidas também devem ser adotadas por outras prefeituras. “O problema é que muitas pessoas daqui vão festar em cidades vizinhas. Acho que além dessas restrições em conjunto é preciso multar quem estiver aglomerando e sem máscara. Infelizmente a gente sabe que muita coisa só funciona quando dói no bolso”, diz.  



Leia mais: Bela Vista do Paraíso decreta toque de recolher por causa da Covid


 

VACINAÇÃO 

Bela Vista do Paraíso está imunizando neste momento, jovens acima de 22 anos. Até às 9h desta quinta-feira (26), o vacinômetro registrou 10.394 aplicações de primeira dose, 270 de dose única e 4.093 de segunda dose.  “Apesar da alta dos casos, estamos tendo bons resultados. Recentemente, tivemos um surto da doença em uma instituição de longa permanência e considerando que é um público suscetível ao agravamento da doença, não tivemos registros elevados de complicações”, diz. Ao todo, foram positivados 35 pessoas na instituição, entre idosos e funcionários. 


 

Serviço: Denúncias sobre aglomerações e descumprimento do isolamento domiciliar podem ser feitas para a Polícia Militar pelo 190.

Nenhum comentário

UA-102978914-2