[Fechar]

Últimas notícias

EX PREFEITO DE SERTANÓPOLIS, TIDE BALZANELO, SE DESTACA NO 'BOLICHE', EM MARINGÁ, TRAZENDO TRES MEDALHAS PARA A REGIÃO

 





TIDE BALZANELO, DOIS MANDATOS DE VEREADOR, DOIS DE VICE-PREFEITO E DOIS MANDATOS DE PREFEITO DE SERTANÓPOLIS.

EX PREFEITO DE SERTANÓPOLIS, ALEOCIDIO BALZANELO, O TIDE BALZANELO, CONQUISTOU NESTE  MÊS DE SETEMBRO, TRES MEDALHAS EM CAMPEONATOS DE ‘BOLICHE’ NA CIDADE DE MARINGÁ.

A COMPETIÇÃO,  1º CAMPEONATO DP1 TRANSPORTES – INDIVIDUAL, 021, CONTOU COM VÁRIOS PARTICIPANTES E NO FINAL, O GRANDE CAMPEÃO, FOI O EX PREFEITO DA CIDADE DE SERTANÓPOLIS, O POPULAR TIDE BALZANELO, TRAZENDO PARA SUA CIDADE, 03 MEDALHAS, SE DESTACANDO NA COMPETIÇÃO E MOSTRANDO QUE CONHECE COMO POUCOS O ESPORTE.

ALÉM DE SER UM ESPORTE DIFERENCIADO, A COMPETIÇÃO É DE ALTO NÍVEL, PARTICIPANDO SOMENTE QUEM CONHECE DESSE ESPORTE.

 

Regras de uma Partida de Boliche

O boliche é um esporte muito divertido e que pode ser jogado por todas as idades. Hoje iremos falar um pouco sobre a parte técnica do boliche e suas regras.

Qual o objetivo do Boliche?

O objetivo do jogo é derrubar o máximo de pinos possíveis durante 10 rodadas. Quantos mais pinos forem derrubados, maior será a pontuação do jogador.

Os pinos do Boliche

São peças de madeiras, em formato de garrafas chamados de pinos que ficam ao fundo de uma pista de madeira ou material sintético, dispostos sempre em formação triangular.

As pistas e os equipamentos do Boliche

• As pistas oficiais possuem 18,02 metros de comprimento por 1,07 metros de largura, podem ser feitas de madeira ou material sintético, sendo separadas por canaletas.
• A área do approach, ou seja, de preparação do arremesso é de 4,60m. Ao final do approach possui uma linha que delimita a área de preparação entre a pista. Lembrando que o jogador não pode pisar ou ultrapassar essa linha.
• As bolas utilizadas são feitas de vários materiais, incluindo borracha e poliuretano. O tamanho máximo da bola é de 68,5 cm de diâmetro. O peso varia entre 2 kg (para crianças), até 7,26 kg. Para os homens o ideal são bolas entre 6 e 7 kg, já para as mulheres o ideal seria entre 4 e 6,5 kg.

Formato da partida

• Cada jogo é disputado por 10 partidas;
• Cada jogador tem o direito a duas bolas por rodada;
• Caso o jogador derrube todos os pinos na primeira bola, fazendo assim um Strike, não terá direito a segunda bola, passando assim para o próximo jogador;
• No caso do jogador derrubar os 10 pinos em duas bolas, terá feito um Spare;
• Se no décimo lance o jogador fizer um Strike, terá direito a duas bolas extras e uma bola extra caso faça um Spare.

Pontuação

• Cada pino derrubado pelo jogador conta como um ponto;
• Os pontos são acumulados ao longo das rodadas e, após o décimo frame, o jogador que somar mais pontos é o vencedor;
• Caso o jogador derrube todos os pinos em sua primeira jogada da rodada (strike), ele fará naquele frame 10 pontos mais a soma do total de pinos que derrubar nas duas rodadas seguintes. Por exemplo, se ele faz um strike no primeiro frame, derruba quatro pinos no segundo e nove pinos no terceiro, ele fará 23 pontos na primeira rodada (10 somados a quatro e nove);
• Caso o jogador derrube todos os pinos após suas duas jogadas na rodada (spare), ele fará naquele frame 10 pontos mais a soma dos pinos derrubados na rodada seguinte. Por exemplo, se ele faz um spare no quarto frame e derruba sete pinos no quinto, ele fará 17 pontos na quarta rodada (10 somados a 7).

Faltas

Em algumas jogadas, o competidor pode ser penalizado com a perda da jogada:

• O jogador pisa sobre ou além da linha (foul line) que demarca o final da área de approach e o início da pista;
• A bola cai na canaleta (gutter), porém quica e bate nos pinos;
• A bola bate na parede atrás do final da pista, volta e derruba pinos.

Nesses casos, todos os pinos derrubados em jogadas irregulares são recolocados em suas posições originais e não entram para a contagem de pontos, enquanto o jogador “perde” o direito à jogada.

Bom, agora que já sabe as regras do boliche que tal juntar a turma e vir para o Estação Boliche para uma disputa?

créditos: Agência Matos (produção)

 


Nenhum comentário

UA-102978914-2