[Fechar]

Últimas notícias

Deputado Romanelli homenageia ex-prefeitos do Norte Pioneiro, Uma das proposições denomina Prefeito Alexandre Basso o viaduto que fica no entroncamento da BR-369 com a PR-525


 O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou nesta segunda-feira, 4, projetos de lei de reconhecimento público aos ex-prefeitos Susumo Itimura, de Uraí, Alexandre Basso, de Nova América da Colina, e Márcio Pozzi, de Cornélio Procópio. 


Os projetos de lei denominam viadutos de rodovias do Norte Pioneiro em homenagem aos três líderes políticos da região, já falecidos. “Os três deixaram um grande legado, com muitas vitórias, conquistas e exemplos de homem público”, pontua o deputado.


Uma das proposições denomina Prefeito Alexandre Basso o viaduto que fica no entroncamento da BR-369 com a PR-525, no acesso ao município de Nova América da Colina. A outra proposta dá o nome de Susumo Itimura ao viaduto localizado no entroncamento da BR-369 com a PR-442, no acesso à cidade de Uraí.


O terceiro projeto de lei denomina o viaduto na BR-369, no entroncamento de acesso ao distrito de Congonhas, em Cornélio Procópio, de Prefeito Márcio Pozzi. “São gestores e líderes políticos que merecem reconhecimento. Esta é uma singela homenagem em respeito à memória deles, para que sempre sejam lembrados”, afirmou Romanelli. 


Basso - Ernesto Alexandre Basso, mais conhecido como Xande, foi uma das vítimas da covid-19 no Paraná. Ele faleceu em maio passado, aos 45 anos,  após duas gestões como prefeito de Nova América da Colina, entre 2013 e 2020. Antes disso, foi vereador da cidade, aos 25 anos, na legislatura 2001-2004.  


Basso presidiu a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Paraná (Cisnop) e também integrou a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). “Era um municipalista, que trabalhou em favor da sua cidade e do fortalecimento da região”, considera Romanelli.


Segundo o deputado, o ex-prefeito expressava paixão pelo desenvolvimento de Nova América. “Fez uma administração marcada por avanços na saúde, na educação, na modernização da infraestrutura urbana, no estímulo à produção rural e no fomento ao emprego e renda”, destaca Romanelli. O ex-prefeito deixou a esposa Tânia Basso e dois filhos, Kássio e Kassiano.


Itimura - Susumo Itimura comandou a prefeitura de Uraí em cinco oportunidades, entre 1963 e 2011, quando morreu aos 93 anos. Ele ficou conhecido em todo o País como o prefeito mais idoso na eleição que venceu em 2008. “Sempre era o primeiro a chegar ao gabinete, às 7 da manhã”, recorda Romanelli. 


Como gestor público, Itimura planeja um desenvolvimento de Uraí. Pioneiro da cidade, se dedica a promover melhorias no município, sempre fazendo administrações austeras e com olhar para melhorar as condições de vida da população. “Ele tinha uma frase marcante: palavra dada é como papel assinado”, frisa o deputado.


Japonês de nascimento, Susumo Itimura chegou ao Brasil com menos de dois anos de vida e foi um empreendedor de sucesso, tanto na agricultura como na indústria. Ganhou o título de “Rei do Rami”. Em 1989, recebeu a medalha de Honra ao Mérito do Governo do Japão, por ser um dos japoneses que mais se destacaram fora do território do País.


Pozzi - O médico Luis Márcio Pozzi faleceu em junho de 2013, aos 69 anos. Ortopedista de formação, foi membro da diretoria da Santa Casa de Cornélio Procópio e passou por todos os cargos eletivos na cidade. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e eleito prefeito do município para um mandato de 1993 a 1996. 


Como prefeito, Pozzi criou o "Projeto Caçula Aprendiz" para estimular a formação de mão de obra industrial e, ao mesmo tempo, atender meninos e meninas carentes. A iniciativa atingiu cerca de 1.000 beneficiários. A experiência teve sequência com o incentivo da educação para o trabalho na rede municipal de ensino. A construção do CAIC Pedro Baggio - Centro de Atenção e Integração à Criança é outra das realizações do ex-prefeito.

Nenhum comentário

UA-102978914-2