[Fechar]

Últimas notícias

Projeto da UEL estimula produção de morangos em Sapopema


 Projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estimula a criação de morangos em Sapopema. A cidade faz parte de uma região abrangida pela indústria de celulose, o que restringe as possibilidades dos pequenos produtores próximos e tem causado êxodo rural. “As condições naturais favorecem a cultura de frutas e a consequente fixação das famílias no campo, com renda extra”, afirma o professor Juliano Tadeu Vilela Resende, do Departamento de Agronomia da UEL.


Sapopema fica a 759 metros de altitude, mas certas áreas do município chegam a 1.100 metros, o que é favorável ao cultivo da fruta. As atividades para desenvolver o cultivo do morango começaram em junho. 


Com o professor Maurício Ursi Ventura (Departamento de Agronomia), especialista em agroecologia e coordenador do Programa Paraná Mais Orgânico em Londrina, Resende reuniu os produtores rurais de Sapopema e decidiram implantar o sistema de propriedades de referência.


Assistência técnica - Quinze estudantes de graduação e pós-graduação em agronomia plantaram 10 mil pés de morango – cinco mil em uma propriedade, em modelo convencional, e 2,5 mil pés em duas outras propriedades (cada), no sistema orgânico. A proposta, segundo Resende, é acompanhar as culturas e incentivar mais produtores para a iniciativa. Nestas ações, o IDR-Paraná estará presente, com assistência técnica. O professor observa que o modelo de propriedade de referências evita riscos, mas ainda assim a cultura do morango é bastante trabalhosa e exige cuidados.


“Porém, tem grande chance de sucesso, pois além da fruta os produtores podem fazer sucos, sorvetes, bolos, tortas, geleias e outros doces, agregando valor e incrementando a renda familiar”, diz.


Turismo - Sapopema é um município de 61 anos de criação e com vocação turística, especialmente o turismo rural. A cidade é conhecida em todo o Norte do Paraná como local de trilhas e de cachoeiras.


De acordo com o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Agricultura, Indústria e Comércio de Sapopema, Eraldo Brizola, cerca de mil turistas vão à cidade toda semana atrás das belezas naturais e praticar trekking, rapel e outros esportes de aventura. Para ele, o projeto da UEL não só melhora a vida dos pequenos produtores, como enriquece o turismo aumentando o atrativo para os visitantes.


Brizola explica que, inicialmente, o próprio município será o consumidor da produção de morangos, levando-os às escolas. Com a expectativa de crescimento, a ideia é ampliar a comercialização. Para isso, serão promovidos cursos de culinária e de produção de derivados da fruta. “A demanda turística existe, o clima e solo são favoráveis, e muitas famílias serão beneficiadas pela cultura do morango”, afirma.

Nenhum comentário

UA-102978914-2