[Fechar]

Últimas notícias

Alep aprova projeto de Anibelli Neto que vem em socorro das mulheres vítimas de violência doméstica


 Em discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (01), o deputado Anibelli Neto, do MDB, destacou a lei de sua autoria (18.829/16) que instituiu o “Dezembro Laranja”, mês dedicado a ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce do câncer de pele, principalmente com a aproximação do verão.


Para dar abertura a campanha “Dezembro Laranja”, o deputado Anibelli Neto convidou a médica dermatologista Paula Xavier da Silva Schiavon, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Paraná (SBD-PR). “Nossa ideia foi trazer alguém com a capacidade para atualizar as informações sobre esse problema, nos mostrar como enfrentar essa doença e abordar sobre a proteção solar e a prevenção contra o câncer de pele”, disse o deputado.


Segundo a dermatologista, o câncer de pele é o que mais predomina na população mundial, representando 27% de todos dos tumores malignos, ficando à frente de casos como o câncer de próstata, mama, pulmão e estômago.


Paula Schiavon alertou que existem dois tipos principais de câncer de pele, o carcinoma e melanoma. “O primeiro está relacionado diretamente a exposição solar, se manifesta como nódulo avermelhado, uma espinha, mais caracterizado como uma ferida que não cicatriza, e soma 180 mil novos casos por ano. O melanoma é o segundo tipo mais comum, tendo um caráter bastante agressivo, inclusive com a formação de metástase para órgãos importantes. Ele é parecido com uma pinta de beleza, sendo mais irregular e com coloração diferente na lesão e corresponde a mais de 8 mil novos casos por ano”.


A médica dermatologista indica que a proteção com filtro solar, roupas, chapéus e óculos devem acontecer durante o dia todo, não apenas nos momentos de pico, e que além do auto exame, observando a mudança de pintas e sinais de pele, a população deve procurar o atendimento médico.


A representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Paraná sugeriu algumas políticas públicas para o controle do câncer. “Mais investimentos que ajudem acelerar o diagnóstico e prevenção da doença, atuação de dermatologistas durante a operação verão no litoral, campanhas em escolas e o incentivo fiscal para compra de protetor solar”, pontuou.


O deputado Anibelli Neto agradeceu os esclarecimentos e ressaltou que “o mês de dezembro marca o início do verão e é importante que as instituições e também a Assembleia façam esse alerta para que possamos juntos trabalhar pela importância do combate ao câncer de pele”, finalizou.


https://youtu.be/IEwWO4PP_7Q

Nenhum comentário

UA-102978914-2