[Fechar]

Últimas notícias

Criança é picada por escorpião em Rolândia


 Um adolescente de 12 anos foi picado por um escorpião amarelo nesta terça-feira (1º) em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). As circunstâncias em que o acidente aconteceu não foram esclarecidas. O escorpião é o animal peçonhento que mais mata no Brasil, segundo dados oficiais, mas seu veneno é mais letal para crianças pequenas e idosos. 

Segundo informe da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, o adolescente foi atendido no PA (Pronto Atendimento) da Vila Oliveira, mas, como o soro antiescorpiônico é um remédio caro e de baixa procura, o protocolo da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) é disponibilizá-lo apenas em hospitais de referência regionais – no caso de Rolândia, seria o HU. 

Ainda de acordo com as informações oficiais, o primeiro tratamento do adolescente no PA foi o sintomático, seguindo procedimentos orientados pelo protocolo do CIT (Centro de Informações Toxicológicas) do HU. Após observação clínica de seis horas e diante da melhora do estado de saúde do paciente, ele teve alta e foi para casa, sem ser encaminhado ao HU para tomar o soro.  

Ele segue em sua residência, com acompanhamento dos pais. 

Todo o cuidado ainda é pouco!

Apesar do caso reportado em Rolândia aparentar simplicidade, já ocorreram mortes de crianças vítimas de picada de escorpiãões, com idades semelhantes.

Em 2019, na cidade de Casa Branca (SP) um menino de 10 anos foi picado por escorpião, mesmo após a vítima ser atendida em um posto de saúde e encaminhada para a unidade São José do Rio Pardo (SP), na oportunidade, não fora administrado o soro antiescorpiônico, a criança de nome Vitor Daniel Spindola Borges, veio a óbito. 

Calor, terrenos abandonados, sujeira e descontrole ambiental, colaboram para o aparecimento da praga.

No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas.

Durante o dia, para evitar a claridade, os escorpiões escondem-se em lugares escuros. Armários, sapatos, gavetas e até mesmo roupas nas áreas de serviço e banheiros se transformam em esconderijos.

Conteúdo Odair Matias - Via Bonde/ G1.  BLOG DO ODAIR MATIAS

Nenhum comentário

UA-102978914-2