[Fechar]

Últimas notícias

Onda de calor provoca a morte de quase 400 mil galinhas no Uruguai


 

MONTEVIDÉU — As altas temperaturas no Uruguai, na última semana, provocaram a morte de quase 400 mil galinhas no intervalo de três dias, de acordo com a Associação dos Produtores de Aves (APAS) do país. Nesta segunda-feira, a temperatura começou a cair com as chuvas.

A morte das galinhas ocorreu entre a última quinta-feira e o sábado. Nesse intervalo, o Uruguai chegou a registrar temperaturas de até 43º. O presidente da APAS, Joaquín Fernández, explicou que essas aves não têm glândulas sudoríparas e, com o calor excessivo, elas não conseguem respirar.

— É a primeira vez que algo assim acontecer. Estou no setor há 43 anos e nunca vivi esse tipo de situação — disse Fernandez, em entrevista ao jornal El País, nesta segunda-feira.

Segundo o presidente da APAS, o número de galinhas mortas devido ao calor representa entre 10% e 20% da produção nacional. Fernandez calcula um prejuízo de aproximadamente US$ 1 milhão (equivalente a R$ 5,5 milhões).

Temporal

O calor no Uruguai começou a arrefecer nesta segunda-feira, com as fortes chuvas que caíram no país. Em Montevidéu, uma tempestade inundou vários pontos da cidade. Moradores da capital usaram as redes sociais para compartilhar imagens do temporal. Os vídeos mostram ruas alagadas, carros embaixo d'água e contêineres carregados pela enxurrada.

Em um dos vídeos, filmado do alto de um prédio, é possível ver um ônibus parado em um cruzamento inundado em meio a outros veículos alagados.

Uma pessoa afirmou que, em vez de ônibus, deveriam sair lanchas do Terminal Rio Branco. As imagens mostram a estação tomada pelo alagamento.

O temporal começou ainda na madrugada. De acordo com a Prefeitura de Montevidéu, equipes trabalhavam desde as primeiras horas da manhã para "atender a um problema sem precedentes".

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) informou que entre 50 mm e 100 mm de chuva foram registrados em Montevidéu. O temporal mais intenso ocorreu entre 5h e 7h.

FONTE – GLOBO.COM

Nenhum comentário

UA-102978914-2