[Fechar]

Últimas notícias

Governo do Estado inaugura PEL 3 com capacidade para 752 presos

Cerimônia teve protesto de policiais, que cobram reposição salarial acima de 3%, valor sancionado pelo governo recentemente |  Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha


O governo do Estado inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (23), a unidade três da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina). A estrutura fica na rodovia João Alves da Rocha Loures e integra o complexo de unidades prisionais que também conta com a PEL 2, Casa de Custódia e Centro de Ressocialização, na zona sul. O novo presídio tem capacidade para 752 detentos, que começarão a  ser transferidos em dez dias, segundo previsão da secretaria estadual da Segurança Pública. 

“Tem muitas delegacias em que o MP-PR (Ministério Público do Paraná) estava nos cobrando, emitiu multas. Agora, vamos falar com o MP, dizer que vamos tirar os presos desses locais e levar para a penitenciária. Vamos mostrar o planejamento, por isso, esses dez dias, para poder ter apoio do Ministério Público para desarticulação e tirar multas das delegacias superlotadas”, explicou o coronel Rômulo Marinho Soares, titular da pasta. 


Os presos que vão ocupar a penitenciária são condenados que atualmente estão distribuídos em mais de 23 carceragens – que passaram recentemente para a responsabilidade do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) -, espalhadas em 76 cidades que formam a regional de Londrina. “Fizemos o levantamento de presos condenados que estão há mais tempo e vão conseguir vir para essa unidade”, destacou Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Depen. 


De maneira imediata serão desativadas três carceragens, devido à transferência dos apenados para Londrina, nos municípios de Bela Vista do Paraíso e Uraí (Região Metropolitana de Londrina) e Marilândia do Sul (Norte Central). “Existem algumas outras (carceragens) que possivelmente também serão fechadas, mas ainda estão em análise do departamento penitenciário”, sinalizou Peixoto. Cerca de 150 agentes vão trabalhar na penitenciária, entre servidores de carreira que foram remanejados e funcionários contratados via processo seletivo. 


INSUFICIENTE

Mesmo com a entrega da nova carceragem, a regional de Londrina deverá seguir com um déficit de vagas em presídios superior a 2.200, sendo aproximadamente mil para presos já condenados. A Secretaria Estadual da Segurança Pública disse que a atual administração deve inaugurar 25 unidades prisionais, gerando 15 mil vagas. Já foram finalizadas quatro, incluindo a de Londrina.  


A PEL 3 tem três blocos, com galerias de celas, pátio de visita, de sol, sala para atendimento de advogados e setor de saúde, entre outros espaços. A penitenciária custou cerca de R$ 18 milhões, recurso estadual e federal, e começou a ser construída em 2019. A data inicial para término era maio de 2021, no entanto, as obras perduraram até este ano


PROTESTO 

Durante o evento de inauguração, dezenas de policiais militares e familiares protestaram contra a defasagem salarial da categoria. No final do ano passado o governo sancionou o reajuste do salário do funcionalismo público em 3%. Os policiais reclamam que o percentual perdido com a inflação e que não foi corrigido nos últimos anos chega a cerca de 40%. Além disso, a cobrança é pelo aumento real dos ganhos. 


O momento mais tenso foi na saída do secretário de Segurança Pública, quando os manifestantes se aproximaram do carro e alguns deram socos no veículo. Não houve confronto e nem intervenção das equipes policiais que trabalhavam na cerimônia. “A Casa Civil criou um grupo de trabalho e tem feito reuniões. Tem mais encontros previstos para verificar o orçamento para tentar atender ou não as reivindicações. Depois será levado ao Governo do Estado para ver quais serão as tratativas futuras”, indicou Rômulo Soares. 


REUNIÃO 

Durante a manhã de quarta-feira, o secretário se reuniu com 16 prefeitos da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). Na pauta esteve a prestação de contas dos trabalhos da secretaria e outros assuntos relacionados à segurança, incluindo a transformação da 4ª Companhia Independente em batalhão, com a construção da sede própria na zona norte de Londrina. Já existe orçamento para a obra e falta definir o terreno. 


FOLHA DE LONDRINA

 

Nenhum comentário

UA-102978914-2