[Fechar]

Últimas notícias

Jacarezinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis são destaques na feira nacional de ciências e engenharia


 Seis projetos científicos de alunos do Norte do Paraná e do Norte Pioneiro estão entre os finalistas da 20ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Os destaques são para o Instituto Federal de Jacarezinho, com dois projetos, e o Colégio Estadual Castelo Branco, com três. Além destes, a Escola Estadual Monteiro Lobato, de Sertanópolis, também está na final da feira, a partir desta segunda-feira, 14.


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) avalia que a classificação de alunos da rede pública de ensino para a final de uma das principais feiras de ciências do Brasil, é resultado dos avanços na educação, que destacam o Paraná também em outros setores, como pesquisa e inovação.


“O Paraná estimula a pesquisa e a cultura do empreendedorismo, o que coloca o Estado como um dos destaques da Feira, como o terceiro maior em número de finalistas, com 41 projetos ao todo”, disse o deputado.


O Paraná fica atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul em número de projetos finalistas da feira. Dos 41 projetos do Estado classificados, dez são de alunos da rede estadual, seis de instituições federais e 25 de escolas privadas. A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia tem o objetivo de estimular a cultura científica e divulgar pesquisas de todo o Brasil.


Os outros paranaenses finalistas na feira são do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, de Londrina, e do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, com cinco projetos.


IFPR — O campus de Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná, tem dois projetos finalistas na Febrace. A aluna Grazielle Rodrigues da Silva concorre com o projeto “Criação de jogos como recurso pedagógico na área de ciência e tecnologia de alimentos para surdos”. A estudante é orientada pelas professoras Gabriella Giani Pieretti Gadelha e Bruna Gomes Delanhese.


Outro finalista é o estudante Pedro Henrique Azevedo de Oliveira, com o projeto “Game para desenvolver a cognição e auxiliar no aprendizado de geometria para crianças com TDAH”, orientado pelos professores Márcia Cristina dos Reis e Fabricio Baptista.


Castelo Branco — Primeiro de Maio tem três projetos finalistas de alunos do Colégio Estadual Castelo Branco, todos com orientação da professora Silvia Monteiro Bonancea.


As estudantes Samara dos Santos Gozdzink, Bianca Antunes Schmidt e Suyane Maciel de Souza Silva concorrem com o projeto “Reaproveitamento de óleo na fabricação de sabão de limão”.


Karoline Xiriqueira dos Santos, Ana Caroline Ramos Neves e Karoline Santos Coutinho apresentam o trabalho “Sensor de temperatura para colheitadeiras de baixo custo utilizando arduíno”.


Já os estudantes Eduardo de Souza Silva, Tiago Muglio Checo e Gustavo Henrique Furtado Laurindo concorrem com o projeto “Tecnologia redutora de acidentes em viadutos e passarelas”.


Monteiro Lobato — Outro projeto finalista e que se destaca na Febrace foi desenvolvido pelo aluno Edson Fernando dos Santos Sobrinho, do 3º ano da Escola Estadual Monteiro Lobato, de Sertanópolis.


Ele criou o aplicativo pedagógico Hystor, para facilitar o aprendizado de história e que é voltado ao ensino interativo a pré-vestibulandos. A ferramenta contém material pedagógico destinado à revisão de conteúdos da disciplina, onde o aluno ainda pode participar de quiz e acessar curiosidades e hiperlinks para materiais externos.


O aplicativo também permite acesso a mapas mentais, dicas de filmes e séries, entre outras curiosidades multidisciplinares, além de abordar diferentes temas sobre História, incluindo, por exemplo, Grécia Antiga, Revolução Francesa, Iluminismo e Guerra Fria.

Nenhum comentário

UA-102978914-2