[Fechar]

Últimas notícias

Criminosos fecham Guarapuava durante tentativa de assalto, fazem moradores reféns e deixam 2 policiais feridos


 Prefeitura disse que um morador foi baleado durante a ação. Assaltantes conseguiram fugir durante a madrugada desta segunda-feira (18). 

Mais de 30 criminosos fortemente armados tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores, em Guarapuava, na região central do Paraná, durante a noite de domingo (17) e madrugada desta segunda-feira (18), segundo a Polícia Militar (PM). Dois policiais militares e um morador ficaram feridos. 

De acordo com relato de testemunhas, os assaltantes fizeram moradores reféns e fecharam os acessos da cidade. Além disso, pelo menos sete veículos blindados foram usados na ação, segundo a polícia.

Testemunhas disseram ainda que os criminosos colocaram fogo em dois veículos em frente ao batalhão da Polícia Militar para dificultar a ação dos agentes de segurança.

Ainda conforme a PM, os policiais feridos foram os cabos José Douglas Bonato e Ricieri Chagas.

A polícia informou que Bonato teve fratura na perna, foi operado e não corre risco de morrer. Já o cabo Ricieri foi internado e intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta quadro estável.

Guarapuava fica a 256 quilômetros de Curitiba. A cidade tem aproximadamente 183 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve confronto armado e pelo menos dois policiais foram baleados, de acordo com a PM. 

Durante a madrugada, a prefeitura chegou a afirmar que pelo menos três moradores tinham se ferido na ação. Apesar disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou que atendeu somente um civil, que levou um tiro no braço. 

O Exército foi acionado para reforçar a segurança. Enquanto isso, moradores ouviram diversos disparos. 

Por volta das 5h45, a Polícia Militar informou que os criminosos conseguiram fugir rumo ao interior do estado. Momentos depois, a polícia afirmou que os moradores poderiam sair de casa.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que os acessos via BR-277 estão liberados. 

Pós-ataque

A PM informou que montou um cerco na zona rural para localizar os assaltantes, onde houve confronto armado. 

A polícia disse que alvejou cinco dos sete veículos blindados usados pelos criminosos. Fuzis e munição foram apreendidos. Ninguém foi preso.

A Polícia Federal (PF) foi chamada e está na empresa onde houve o ataque. Janelas da transportadora de valores foram destruídas. 

Há explosivos na região e o local foi isolado. O Esquadrão Antibombas de Curitiba foi acionado.

Até a publicação desta reportagem, a polícia não havia informado se os criminosos fugiram com dinheiro.

O Ministério da Justiça anunciou que está enviando reforços da PF e PRF para o Paraná. 

Moradores aterrorizados. 

A população de Guarapuava foi orientada pelas autoridades de segurança e pelas rádios locais a permanecerem em casa.

O jovem aprendiz Nathan Santos, de 16 anos, saía do Shopping Cidade dos Lagos com um grupo de amigos no momento dos ataques. 

"Só lembro-me de estar no meio da rua e escutamos um estouro muito alto", diz. "Saímos correndo. Uma senhora nos ofereceu abrigo e começaram os tiroteios...Muito barulho de bala, pessoas gritando no meio da rua. Estavam dando tiros nos postes de luz para ficar escuro."

Com informações do G1. VIA BLOG DO ODAIR MATIAS

Nenhum comentário

UA-102978914-2