[Fechar]

Últimas notícias

Chefe do Ministério Público Estadual dará palestra nos 75 anos do TCE-PR


 Gilberto Giacoia falará durante a solenidade, na manhã desta quinta (2 de junho). Outros palestrantes são o secretário estadual de Educação e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná 

 

Com 41 anos de atuação no Ministério Público Estadual e respondendo, pela quinta vez, pela Procuradoria-Geral de Justiça, o procurador Gilberto Giacoia será o principal conferencista das comemorações alusivas ao aniversário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).  

“Trata-se de um dos nomes públicos mais destacados da história recente do Paraná e, com certeza, sua manifestação contribuirá muito para o futuro de nossa Corte, já que possui uma grande trajetória em defesa da justiça”, destaca o presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo.  

A solenidade será realizada nesta quinta-feira (2 de junho), das 9h30 às 12 horas, no auditório do TCE-PR, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. O órgão foi criado em 2 de junho de 1947. 

 

Trajetória 

Giacoia ingressou no MP-PR por concurso, em 29 de dezembro de 1980, iniciando sua carreira como promotor substituto. Ele é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das universidades de Coimbra, em Portugal (2001); e Barcelona, na Espanha (2010).  

Natural de Ribeirão Claro (Norte Pioneiro do Paraná), Giacoia ainda foi professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que pertence à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). No final do ano passado, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba.  

O procurador-geral também atuou nas comarcas de Bandeirantes, Cambará, Umuarama, São Jerônimo da Serra, Carlópolis, Jacarezinho, Ponta Grossa e Londrina. Num de seus mandatos obteve a edição da Lei Orgânica do MP-PR, que conferiu conformação orgânico-institucional no plano estrutural normativo à instituição. 

 

Convênio  

A solenidade dos 75 anos do TCE-PR também terá as palestras do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Paraná (AMP), José Aparecido Weiller Júnior, prefeito de Jesuítas (Oeste do Estado), mais conhecido como Júnior Weiller; e o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder. Na ocasião, Feder e o presidente do Tribunal assinarão convênio para a realização de aulas de estímulo ao controle social aos alunos da rede estadual de ensino. 

 

 

Tribunal de Contas do Estado do Paraná 

Diretoria de Comunicação Social 

(41) 3350-1656/1655 

dcs@tce.pr.gov.br 

Nenhum comentário

UA-102978914-2