[Fechar]

Últimas notícias

Importante região produtora de café do Brasil realiza Projeto Social para celebrar história dos 100 anos do Rádio no país


 

São Paulo, maio de 2022 – Uma das mais importantes regiões brasileiras produtoras de café, a Alta Mogiana, agora será palco para apresentar, às crianças, a trajetória centenária de um dos principais meios de comunicação no Brasil. Por meio do projeto social GIMA (Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente), que traz como tema principal a “História do rádio na Alta Mogiana” para celebrar os 100 anos do Rádio no Brasil, as crianças do interior de São Paulo poderão vivenciar essa história que se confunde com a história econômica da região onde vivem, já que muitos de seus avós e bisavós foram trabalhadores do campo na cultura do café e conheceram muito bem a relevância desse meio de comunicação.

O café da Alta Mogiana - Situada na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a Mogiana é uma tradicional região produtora de café, atividade que foi iniciada há 200 anos. As oito cidades mineiras e 15 paulistas que compõem a região representam um polo de produção de grãos de qualidade superior, já que estão localizadas em uma região com amplitude e clima que favorecem a maturação dos frutos e permitem a produção de cafés arábica em grande escala.

Na Alta Mogiana, Franca, Cristais Paulista, Jeriquara, Pedregulho, Rifaina, Itirapuã, Patrocínio Paulista, São José da Bela Vista, Altinópolis, Batatais e Restinga estão entre as cidades mais importantes no cultivo do grão. Entre as características comuns aos grãos da região, aroma marcante e frutado, com notas de chocolate e nozes, corpo cremoso aveludado, acidez média e muito equilibrada.

Projeto social celebra os 100 anos do Rádio no Brasil – Aqueles que têm 10, 11, 12 anos de idade conheceram um mundo no qual o rádio possui um papel ainda muito relevante, mas com certeza bem diferente do que era visto há muitas décadas. Com o avanço da tecnologia, o rádio também se reinventou em novas plataformas e conteúdos para acompanhar o estilo de vida, necessidades e a realidade de seus ouvintes. Mas nas décadas de 30, 40 e 50, o rádio era considerado um aparelho de luxo, da alta sociedade.

E essa história será conhecida e contada pelas próprias crianças na 13ª GIMA (Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente). O evento acontece entre os dias 8 e 12 de junho, em uma propriedade rural próxima a Franca, interior de São Paulo. Este ano, participarão alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais das regiões de Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente.

De acordo com a idealizadora do projeto, Flávia Lancha, empresária do segmento de café da Alta Mogiana, a expectativa é receber em torno de 4.200 pessoas (entre alunos de escolas municipais, corpo docente, pais e moradores da região) durante os quatro dias.

“A história do rádio e do café em nossa região, a Alta Mogiana, acabam se entrelaçando, tendo em vista que não só no passado, mas até os dias atuais, este é o principal meio de informação, entretenimento e interação dos nossos produtores de café que passam o dia todo no campo. O rádio foi se reinventando, tanto em conteúdo como plataformas, mas são cem anos em que está lado a lado dos nossos trabalhamos no campo, e essa importância que levaremos às nossas crianças”, comenta a idealizadora da Gima, Flávia Lancha.

LN Comunicação

Lucia Nunes – diretora e jornalista responsável – 11 99968.4105

Simone Cesário – assessoria de imprensa – 61 99911.7059

assessoriadeimprensa@lncomunicacao.com.br

 

LN Comunicação

Simone Cesário – assessora de imprensa

Lucia Nunes – diretora e jornalista responsável

61 99911.7059 / 11 99968.4105

assessoriadeimprensa@lncomunicacao.com.br / diretoria@lncomunicacao.com.br

Nenhum comentário

UA-102978914-2