[Fechar]

Últimas notícias

CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ENERGIA - Deputado Cobra Repórter apresenta projeto que institui a “Semana da Luz”


 “Nosso Governo é inovador e tem a consciência que a energia solar, assim como outras energias alternativas, serão o futuro da humanidade. Precisamos preparar as próximas gerações para esta realidade”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, quando, nesta terça-feira (05), apresentou um projeto de lei que institui a “Semana da Luz” no Estado do Paraná. Segundo o deputado, o objetivo principal do projeto de lei é a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Segundo o texto do projeto, a “Semana da Luz” será realizada anualmente na semana que integra o dia 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) e será incluída no Calendário Oficial do Estado do Paraná. Entre os objetos, estão: ampla reflexão sobre o consumo e produção de energia elétrica racional e responsável; incentivar a produção e a utilização de energias renováveis; conscientização sobre a boa produção e utilização da energia elétrica, buscando sempre o desenvolvimento sustentável; proteção do meio ambiente; promoção de palestras, seminários, workshops, campanhas, mobilizações e outras atividades, que permitam estimular a reflexão sobre uso eficiente e consciente da energia elétrica, com o intuito de conscientizar a população em geral e os demais setores da economia, para a consecução dos objetivos desta lei.

O deputado Cobra Repórter destaca que o Estado do Paraná é um dos maiores polos de matriz energética hidráulica do Brasil e do mundo por meio também da imponente hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. “A matriz energética paranaense é responsável por boa parte da energia elétrica utilizada na região sul e sudeste do Brasil, detendo um grandioso potencial e com expressivo aproveitamento hidrelétrico. A principal operadora de distribuição elétrica do Estado do Paraná é supervisionada e coordenada pelo Centro de Operação de Geração e Transmissão da Copel, sendo a maior empresa de sociedade anônima do Paraná em 2021. Cerca de 93% do sistema energético paranaense provêm de fontes renováveis. Esse fato é motivo de respeito e orgulho para nós, haja vista os grandes problemas ecológicos enfrentados mundialmente em decorrência de atos violentos aos recursos ambientais. Todo esse potencial energético do Paraná corre riscos caso não haja a utilização consciente da energia elétrica”, disse o deputado Cobra Repórter. 

No ano de 2021, no Paraná, o consumo de energia elétrica cresceu em 12% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2020 de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). E, no decorrer dos tempos até o presente momento da 1ª quinzena de junho de 2022, o consumo só aumentou, conforme pesquisa feita pelo mesmo instituto.

O deputado ressalta que a Copel desempenha a importante missão de distribuir eletricidade aos paranaenses, correspondendo a área de 200 mil km de redes de distribuição. O parque gerador é composto por: 43 usinas próprias (17 hidrelétricas, 1 térmica e 25 eólicas); 11 participações societárias (6 hidrelétricas, 1 térmica e 4 eólicas), cuja potência instalada totaliza 6.393,74 MW – 93,6% proveniente de fontes renováveis como hídrica e eólica – e que responde pela produção de 3,7% de toda eletricidade gerada no Brasil, sendo que estão em construção um parque eólico e uma usina hidrelétrica.


Nenhum comentário

UA-102978914-2