[Fechar]

Últimas notícias

Dia de Campo de Inverno reúne mais de 2 mil participantes





 Mais de 2 mil produtores cooperados de várias regiões atendidas pela Cocamar nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, visitaram o Dia de Campo de Inverno promovido pela cooperativa na quinta-feira (14/7) em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) no município de Floresta, região de Maringá. Foi o primeiro grande evento realizado pela cooperativa após quase dois anos e meio de pandemia, que restringiu as realizações presenciais.  


Eles conheceram uma série de novidades em tecnologias voltadas ao aumento da produtividade das lavouras cultivadas no inverno, como milho e trigo, e debateram sobre um dos problemas que mais tem preocupado os produtores de milho nos últimos anos, o ataque da cigarrinha. 


Causadora do enfezamento das plantas, a cigarrinha foi tema de palestras ministradas por duas reconhecidas pesquisadoras da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas (MG): Simone Mendes e Dagma Dionísia Silva.


Além do estande onde os cooperados conheceram os resultados da linha Viridian de fertilizantes foliares e adjuvantes, a Cocamar demonstrou o avanço da agricultura digital e da conectividade no espaço da Cocamar Máquinas/Concessionário John Deere. 



Em outro estande, a cooperativa apresentou a sua nova empresa, Cocamar Energia, voltada à comercialização de sistemas para geração de energia fotovoltaica. 



Sem falar da área sobre piscicultura – em que estudos são realizados para conhecer sua viabilidade como opção a ser oferecida aos cooperados – e de um grande número de parcelas de milho e trigo, destinadas a competição de variedades e híbridos, algumas das quais irrigadas. 


Divididos em grupos, os participantes percorreram quatro estações técnicas, três das quais sobre manejo e tecnologias de aplicação, conduzidas por profissionais do Instituto Dashen, de Bandeirantes (PR) e, a quarta, a respeito de plantas daninhas, com especialistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 


Com um balcão de negócios, foi lançada durante o Dia de Campo uma oportunidade para que os produtores complementem a antecipação de suas aquisições de insumos, em condições especiais, para as safras de verão 2022/23 e inverno 2023/23. A ação comercial vai até o dia 22/7 em todas as unidades da cooperativa. 


Completando, a tudo isso se somaram apresentações de tecnologias desenvolvidas por 24 empresas parceiras, com seus estandes e campos demonstrativos.



Inovações - “A exemplo do Safratec [promovido no verão], o Dia de Campo de Inverno é uma referência em inovações para o agro regional”, comentou o presidente executivo Divanir Higino, em sua saudação, na abertura. São eventos que oferecem soluções, segundo ele, para que os produtores cooperados possam se desenvolver em seus negócios. 



Higino falou também sobre a alta qualidade do atendimento técnico prestado pela cooperativa e destacou que a Jornada do Cooperado, em andamento, tem a finalidade de aprimorar os serviços oferecidos, elevando-os a um padrão de excelência.



O gerente executivo técnico Renato Watanabe comentou que “depois de dois anos e meio transferido conhecimentos para os cooperados de forma digital, voltamos com toda a força ao evento híbrido”. Se a expectativa era receber cerca de 800 visitantes, o número passou de 2 mil, “o que mostra a importância do nosso evento para a região, tratando de pautas importantes”. 


Watanabe cita ainda que a Cocamar continuou inovando: além do contato presencial, todas as estações técnicas foram gravadas para ficar à disposição dos cooperados no canal da cooperativa no YouTube.   



O cooperado Vanderlei Leonardi se deslocou de São Martinho, município de Rolândia, para participar do Dia de Campo e disse ter gostado de tudo o que viu. “Depois de um longo período sem eventos presenciais, não poderíamos perder essa oportunidade”, disse Leonardi, que elogiou a qualidade das palestras sobre cigarrinha, “muito esclarecedoras”, e também as apresentações nos estandes e estações técnicas. 



De Altônia, o cooperado Luiz Carlos Faria conta que saiu ainda de madrugada do sítio para aproveitar bem. “O Dia de Campo da Cocamar é um evento importante para que os produtores se atualizem sobre as melhores tecnologias”, afirmou. Ele percorreu praticamente todos os estandes e, ao final, disse ter ficado satisfeito e “com a cabeça repleta de novidades”.

Nenhum comentário

UA-102978914-2