Cocamar finaliza a incorporação da Coanorp
Sediada em Maringá (PR), a Cocamar Cooperativa Agroindustrial finalizou na manhã de quarta-feira (1/11), com uma Assembleia Geral Extraordinária nessa cidade, a incorporação da Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense (Coanorp) de Astorga, município distante 50 quilômetros. O evento foi realizado em conjunto pelas cooperativas no salão social da Associação Cocamar, reunindo dirigentes e cooperados.
Parceria - A incorporação havia sido autorizada no começo de outubro pelos cooperados, depois que Cocamar e Coanorp promoveram uma série de reuniões com cooperados em suas regiões. Ambas mantinham uma parceria desde 2008, quando a Cocamar passou a atender produtores da então Nova Produtiva, que em 2020 se tornou Coanorp. Em 2022, as duas cooperativas decidiram avançar na proposta de incorporação.
Estruturas - Voltadas ao recebimento de grãos, as instalações operacionais da Coanorp estão localizadas na transição entre o noroeste e o norte paranaense, nos municípios de Astorga, Santa Fé, Colorado, Lobato, Iguaraçu, Ângulo, Sabáudia e Pitangueiras e têm capacidade de armazenagem de 104 mil toneladas. Há, também, uma loja para a venda de insumos em Santo Inácio. No total, as estruturas atendem a 2.460 produtores, dos quais 550 já são cooperados da Cocamar. Em 2017, as duas cooperativas inovaram ao construir no município de Pitangueiras uma unidade conjunta para receber grãos.
Potencial - Com logística favorável à incorporação, a área de atuação da Coanorp tem potencial para movimentar R$ 860 milhões e apresenta características semelhantes à da Cocamar, que possui mais de 100 unidades para atendimento a 16,5 mil produtores no norte e noroeste do Estado do Paraná, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Reunião - Após a Assembleia, dirigentes da Cocamar deslocaram-se para Astorga onde participaram de uma reunião de integração com os colaboradores da Coanorp.